A Yamaha anunciou hoje (22) que Michael van der Mark irá substituir Jonas Folger no Grande Prêmio da Malásia de MotoGP, no próximo domingo. O holandês finalmente fará sua estreia na categoria rainha, o que já deveria ter acontecido no GP de Aragón.
Naquela ocasião, Van der Mark foi o escolhido para substituir Valentino Rossi, que ainda se recuperava de uma fratura na perna direita. Apesar de estar presente na prova espanhola, a rápida recuperação do italiano impediu o holandês de pilotar a Yamaha M1.
Agora, Van der Mark recebe uma nova chance pela equipe satélite Tech3 Yamaha, já que Folger continuará ausente da MotoGP para tratamento de sua mononucleose, uma infecção viral que causa febre alta, fraqueza e outros sintomas que o impedem de pilotar. O convite veio do chefe da equipe Hervé Poncharal.
“Hervé ligou e, embora eu tenha uma agenda ocupada, não poderia dizer não a essa chance“, confessou Van der Mark. “Por sorte, eu conheço o circuito de Sepang, mas os pilotos de MotoGP fizeram muitos testes lá e todos serão rápidos“, alertou. “Mas só quero aproveitar este fim de semana, aprender e ver como é pilotar a YZR-M1“.
Van der Mark é piloto oficial da Yamaha no Mundial de Superbike (WSBK), onde ocupa a sexta posição, com 210 pontos. Ao lado de seu companheiro de equipe Alex Lowes e do piloto de testes Katsuyuki Nakasuga, o holandês venceu as 8 Horas de Suzuka, em julho defendendo as cores da marca dos diapasões.