A carreira do piloto Valentino Rossi pode estar terminando, mas a de empresário está apenas começando. No próximo Salão de Milão, o multicampeão de MotoGP vai apresentar uma nova linha de bicicletas elétricas (eBikes) com componentes de última geração.
O produto foi desenvolvido pela VR46 Apparel – empresa de vestuário de Rossi, em parceria com a MT Distribution, especializada em itens desenvolvidos para a mobilidade elétrica, que ficou a cargo de projetar o quadro das bicicletas. Outros parceiros notáveis são a Bosch, Pirelli e Öhlins.
Os detalhes técnicos não foram totalmente revelados, mas o que se sabe é que as bicicletas terão rodas de 29 polegadas na dianteira e 27,5″ na traseira, com Pneus Scorpion derivado do Scorpion MX. Quanto à suspensão haverá garfos de 160 mm e um amortecedor 205/67,5.
As eBikes também utilizam um sistema “Flip Chip”, que permite alterar a geometria da bicicleta para se adaptar às condições da estrada. A Bosch fornece o motor e o sistema de gerenciamento eletrônico. A bateria estará inserida na moldura, com inserção por baixo, solução pensada para dar maior rigidez ao quadro.
“Na VR46 Apparel há muito embarcamos em um caminho evolutivo que verá o nascimento de projetos que tem como objetivo a criação de produtos orientados para a performance“, disse o CEO da empresa, Carlo Alberto Tebaldi. “Fazia muito tempo que queríamos expandir nossa oferta e entrar no mundo do ciclismo, principalmente no off-road.”
A linha será composta por dois modelos, ambos de montanha: a Edição Premium, com componentes de alta especificação; e Edição Limitada, com partes em fibra de carbono e caixa de câmbio wireless. Adivinhe quantas unidades serão produzidas? Isso mesmo, 46. Cada uma terá um certificado assinado pelo próprio Rossi.