O recente teste de Valentino Rossi com um Mercedes de Fórmula 1 reacendeu as lembranças de quando o italiano quase entrou na categoria com a Ferrari. O eneacampeão revela aqui por que isso não aconteceu.
Assim como Marc Márquez faz hoje, Valentino Rossi dominou completamente a década de 2000 despertando o interesse da Ferrari, que o convidou a realizar uma série de testes entre 2004 e 2010 visando uma entrada na Fórmula 1.
Rossi foi melhor do que o esperado ficando a menos de um segundo do heptacampeão mundial Michael Schumacher que, por sua vez, mostrou-se imensamente surpreso com o desempenho do italiano, conforme relembrou o engenheiro da Ferrari, Luigi Mazzola.
“Não me lembro exatamente com que frequência trabalhamos com Rossi, umas sete vezes pelo menos“, disse Mazzola. “No primeiro teste, ele deu uma dúzia de rodadas. Mas com o tempo conseguiu tempos de volta realmente incríveis. Lembro-me bem quando olhei para os dados ao lado de Schumacher. Schumi tinha uma expressão de espanto no rosto, quase incrédulo“, relembra.
Mas então o que faltou para Rossi entrar na Fórmula 1? Em uma entrevista ao jornal italiano La Gazzeta Dello Sport, o piloto de 40 anos revelou que estava pronto para assinar um contrato, mas acabou recusando porque queria se mudar diretamente para a Ferrari, um acordo que a equipe não estava disposta a se comprometer.
“Eu completei vários testes para a Ferrari e, em seguida, nos reunimos com o gerente da equipe, que elaborou um plano muito abrangente para uma carreira na Fórmula 1“, relembrou Rossi. “No entanto, esse plano dizia que eu tinha que pilotar um carro menos rápido primeiro e ser um piloto de testes no início. Por isso decidi recusar a oferta“.
Hoje, a suposta “falta de atenção” de Rossi à MotoGP é considerada um dos motivos de o italiano ter perdido os títulos para Nicky Hayden em 2006 e Casey Stoner em 2007, respectivamente. Sua aparente iminente ida para a Ferrari também fez a Yamaha procurar Jorge Lorenzo em 2008.