Quase um ano atrás, Valentino Rossi era obrigado a perder o GP de Aragão devido ao diagnóstico de Covid-19. Desde então, seu desempenho nas corridas despencou totalmente. Teria o coronavírus o afetado? O próprio italiano confessa ter dúvidas.
Desde que voltou às pistas, Rossi classificou-se apenas duas vezes entre os dez primeiros: uma 10º posição no GP da Itália, no final de maio e uma 8º posição no GP da Áustria, cujo final foi atrapalhado pela chuva e muitos pilotos decidiram trocar de moto nas últimas voltas – o que não foi o caso de Valentino.
Antes de pegar o vírus, no entanto, Rossi chegou ao pódio no GP da Espanha, foi quarto em Misano e quinto em duas oportunidades, no GP da República Checa e no GP da Áustria. Vale lembrar que o piloto de 42 anos continua a receber equipamento topo de linha da Yamaha.
“Penso muito nisso“, admitiu Rossi quando questionado sobre o assunto no GP da Inglaterra. “Porque é verdade, desde que voltei depois da Covid-19, meus resultados têm sido piores do que antes. Antes de ser infectado pelo coronavírus, cometi alguns erros e caí algumas vezes, mas fui rápido. Então acho que a resposta é não“, opina.
“Senti-me muito mal durante dois dias, estive cansado durante uma semana, mas depois senti-me normal de novo“, contou. “Também sempre usamos os resultados dos treinamentos para tentar entender se as sequelas da doença ainda estão causando problemas, mas acho que não. Eu me sinto 100% apto. Não tenho problemas“, assegurou.
Curiosamente, o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Lewis Hamilton, que também pegou Covid-19, relata não se sentir o mesmo: “Eu realmente não queria falar sobre isso, mas desde que peguei a doença no final de 2020, eu achei difícil treinar, me canso mais rápido do que antes. Estou passando por um momento difícil“, admitiu.
Por outro lado, há outros pilotos que pegaram Covid-19 e não relataram maiores problemas, como Fabio Quartararo, substituto de Rossi na Yamaha – que lidera o campeonato, e Jorge Martin, novato sensação da Pramac que venceu o GP da Estíria. Eles, no entanto, são bem mais jovens do que Rossi e Hamilton.