O título não veio, mas Valentino Rossi se consolidou em 2015 como o maior pontuador da história da MotoGP. Com 4476 pontos, o italiano está com mais de dois mil pontos à frente de Dani Pedrosa, que vem em segundo.
Em 2016, Rossi completará 20 anos competindo no Campeonato Mundial de Motovelocidade. Seus nove títulos e as 112 vitórias já são conhecidas, mas também impressiona a quantidade de pontos, recentemente contabilizada pela MotoGP.
Seus rivais mais próximos são Pedrosa, com 2488 pontos e Jorge Lorenzo, com 2367. Os três já deixaram para trás nomes como Mike Doohan (2298) e o brasileiro Alex Barros, que ocupa a quinta posição com 2079 pontos.
A favor de Rossi e dos atuais pilotos conta o novo sistema de pontuação, que atribui 25 pontos ao vencedor, ao contrário dos 18 de antes. Por isso, nomes lendários como Giacomo Agostini, Mike Hailwood, Phil Read e Angel Nieto ocupam agora apenas posições secundárias.
Aos 22 anos, Marc Márquez já soma 1984 pontos, mas “apenas” 938 deles foram conquistados na classe MotoGP. Nesse ritmo, não deve demorar mais do que dois ou três anos para o espanhol da Honda alcançar os primeiros colocados. Confira a pequena lista abaixo.