Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

Uma MV Agusta em homenagem a Giacomo Agostini

Lucas Carioli 29 de agosto de 2016


Cinquenta anos depois de seus feitos nas pistas, Giacomo Agostini anda é sinônimo de MV Agusta. O lendário piloto italiano foi a grande inspiração para que os caras da “Deus Ex Machina” criassem essa Brutale 800 em sua homenagem.

Ago TT Brutale 800 (2016) CapaA motocicleta foi construída em Venice, Califórnia com a mão de ferro do diretor de design Michael “Woolie” Woolaway. A inspiração, claro, foi a MV Agusta 350-4 utilizada por Agostini, mas também há uma boa dose de “Tourist Trophy” nesse projeto, corrida britânica que o italiano também dominou.

O quadro de treliça tubular que abraça o motor tricilíndrico foi mantido inalterado, mas o subchassi é inteiramente novo e construído sob-medida em cromo-molibdênio. O mesmo pode-se dizer do tanque de combustível alongado para trás, em uma clara referência às motos da década de 60. “Esse foi o tanque que mais nos deu trabalho“, disse Woolie.

O motor de 798 cm³ foi pouco modificado, mas recebeu uma pitada extra de tempero, com a reprogramação da ECU Eldor EM2.0, seis novos bicos injetores e uma taxa de compressão mais alta (13,3: 1). Isso tudo elevou sua potência para 140 cv à 13.200 rpm.

O design foi completado com aletas de radiador feitas sob encomenda e o farol substituído por uma placa para números. Para deixá-la ainda mais parecida com a MV Agusta 350-4, os escapamentos 3x1x2 foram esculpidos à mão pela própria equipe, uma verdadeira obra de arte.

As pinças de freio e os manetes, como não poderiam deixar de ser, são da Brembo. As suspensões dianteiras (invertidas) vem da finada Marzocchi. O amortecedor de direção Öhlins está posicionado de uma maneira inusitada, na lateral esquerda. Os pneus são de pista (Slick) Pirelli Diablo Super Corsa.

O toque final foi dado no revestimento do assento. Costurada à mão está uma pequena placa escrito “Ago TT”, novo nome de guerra para esta Brutale. O painel foi simplesmente arrancado e em seu lugar há apenas um tacômetro da tradicionalíssima marca Scitsu. Como não poderia deixar de ser, tudo foi banhado com o mais puro vermelho sangue italiano.



Tags: Conceitos e Customizações Deus Ex Machina Giacomo Agostini MV Agusta

Continue Reading

Previous: MV Agusta revela F4Z antes do planejado
Next: Triumph Thruxton ‘Darkster K-Speed’: uma customização de detalhes

Leia também

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical
  • Conceitos e Customizações

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical

23 de maio de 2025
A última invenção maluca da Kawasaki não é uma motocicleta. É um cavalo robô movido a hidrogênio
  • Conceitos e Customizações

A última invenção maluca da Kawasaki não é uma motocicleta. É um cavalo robô movido a hidrogênio

8 de abril de 2025
Ducati Panigale V4 S fica ainda mais exclusiva com os acabamentos Carbon e Carbon Pro
  • Conceitos e Customizações

Ducati Panigale V4 S fica ainda mais exclusiva com os acabamentos Carbon e Carbon Pro

5 de março de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.