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Uma Honda CR550 com espírito de campeã

Lucas Carioli 21 de março de 2017


A antiga Honda CR 750 é objeto de adoração no mundo todo. Baseada na icônica CB 750, a motocicleta significava, nos anos 70, o mesmo que a RC213V hoje. Foi essa antiga paixão que motivou um construtor a fazer essa réplica extremamente bem feita tendo como base uma CB 550 Four.

honda-cr550-dick-mann-daytona-1970-replica-1Todos os projetos do construtor Justin Steyn sediado em Johannesburgo, na África do Sul tem algo em comum: a temática. Além de ser um declarado fã da Honda, seus desenhos são inspirados em modelos que estiveram nas pistas e foram campeões, pelo menos uma vez.

O plano inicial de Steyn era fazer uma réplica da Honda RC 181 que levou Mike Hailwood à vitória na Ilha de Man em 1967. Mas, escolher como base uma imaculada tetracilíndrica CB 550 Four (por si só uma clássica adorável), o customizador ficou com pena de cortá-la e optou por algo que não necessitasse de tantas alterações no desenho original.

Steyn, então decidiu criar uma réplica da Honda CR 750 vencedora em Daytona 1970 com o piloto Dick Mann. Além de mecanicamente muito semelhante à CB550, essa foi uma motocicleta que ajudou a popularizar a marca japonesa nos Estados Unidos.

honda-cr550-dick-mann-daytona-1970-replica-2Com isso em mente, Steyn começou a procurar partes individuais, para que a CB 550 pudesse voltar a seu estado original se fosse o caso. Logo um quadro e um motor foram encontrados e o projeto começou.

A CB 550 tem, naturalmente, proporções diferentes em relação à sua irmã maior, então o trabalho se concentrou inicialmente no quadro e subquadro. Usando o RSC (Racing Service Corporation) da Honda como guia, eles ajustaram tudo e adicionaram um tubo extra para melhorar a base do chassi. O tanque de óleo e depósito da bateria foram redesenhados de acordo com a CR750, debaixo do assento.

Nesse projeto o motor não foi deixado de lado. O tetracilíndrico de 550cc que produz um dos ronco mais emblemáticos da história foi inteiramente desmontado, revisado e melhorado. Os cilindros foram furados em 3 milímetros cada, os pistões foram polidos e um novo conjunto de válvulas, molas e guias de alto desempenho instalados.

Para melhorar a oxigenação do motor, um novo conjunto de quatro carburadores Keihin CR foi instalado, assim como um sistema de ignição Dyna 2000 para gerar a melhor faísca possível. Para completar, o conjunto o sistema de exaustão foi fabricado do zero para ser semelhante ao conjunto da 4x2x2 da CR 750.

honda-cr550-dick-mann-daytona-1970-replica-6Com a potência sensivelmente aumentada, a ciclística naturalmente também precisou de aprimoramentos. Os garfos dianteiros vieram de uma Suzuki GSX-R. Os aros, da marca Excel, são de supermoto, com 17 polegadas nos dois eixos. Os pneus Dunlop são modernos para providenciar o máximo em aderência.

A carroceria é uma mistura de componentes modificados e personalizados. O tanque foi esculpido para ser semelhante ao da CR 750 e precisou de 350 horas para ficar pronto. Debaixo da bolha foi instalado um tacômetro Scitsu e um marcador de óleo da Smiths, duas marcas usadas por competidores na época. A pintura em azul metálico, branco e preto ficou a cargo da Wicked Wayne Paints.

O resultado final ficou um espetáculo de cores, sons e formas graças aos detalhes inseridos pelo orgulhoso Steyn: “eu tenho olho para detalhes e eu gosto dos detalhes que colocamos… à custa da sanidade de todos”, admite. “Com certeza, as proporções são muito diferentes em relação à CR750, mas eu acho que funcionou”. Definitivamente sim, Steyn.


Tags: Conceitos e Customizações CR550 Dick Mann Daytona 1970 Honda Justin Steyn

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