A imprensa japonesa está apostando que uma Harley-Davidson de 250cc (ou algo em torno disso) é ums das 100 novas motocicletas esperados da marca de Milwaukee para os próximos anos. E nem deve demorar tanto assim.
A ilustração acima foi publicada pela revista Young Machine, que acredita que seu nome possa ser Harley-Davidson XR 250 tendo como principal mercado o motociclista iniciante, novo foco da empresa.
A criação de uma moto com apenas um quarto de litro seria algo novo para a Harley-Davidson. Adepta do lema “não há nada como polegadas cúbicas” de Caroll Shelby, o modelo de menor deslocamento é a Street Rod, de 750cc.
As coisas, no entanto, estão mudando rapidamente pelos lados de Milwaukee. Com as vendas em declínio desde 2016, o sinal amarelo já está ligado entre os acionistas e um plano de reestruturação chamado “More Roads” foi anunciado no ano passado.
Esse plano prevê o lançamento de cem novos modelos nos próximos dez anos, muitos deles em novos segmentos de mercado. Alguns já foram até revelados, como a big trail Pan America 1250 e a polêmica LiveWire, de propulsão totalmente elétrica.
Além disso, uma inédita forma de produzir e de se vender está sendo implementada, com uma nova fábrica na Tailândia e a exploração da marca em outros mercados, como o das “eBikes”. Nesse cenário, o surgimento de uma 250cc é totalmente plausível.
A imprensa europeia acredita que a marca norte-americana venha a lançá-la nos próximos três anos. Eles ainda estabeleceriam uma parceria com uma empresa de maior know-how em motores pequenos para garantir um produto de boa qualidade e larga escala.
Nos últimos anos BMW e KTM fizeram estratégias semelhantes, firmando parcerias com TVS Motors e Bajaj Auto, dois dos maiores conglomerados indianos de veículos. O resultado foi a G310R e a distribuição mundial da nova Duke 390. Vamos acompanhar esses desdobramentos com atenção.