Entre os dias 20 e 21 de março, estará à venda, em um leilão de Las Vegas, a coleção de motos de E.J. Cole, uma das mais preciosas do mundo.
Cole passou meio século de sua vida coletando uma impressionante variedade de modelos estadunidenses, tendo praticamente uma unidade de cada marca que já existiu. Nem todas estão impecáveis, mas todas, sem exceção, estão absolutamente originais, com as peças que vieram de fábrica, detalhe que deixa qualquer entusiasta babando.
O colecionador teve visão de futuro. Ele comprou as motos quando não havia essa procura que vemos hoje, tendo olho aguçado para escolher modelos que seriam valiosos no futuro. A quantidade não impressiona: são cerca de 220 modelos produzidos entre 1903 e 1991. Há coleções maiores e mais focadas, mas provavelmente não encontrará outra com motos tão raras e valiosas.

“Eu realmente não tenho uma preferência [entre marcas]. Desde que seja uma moto fabricada nos Estados Unidos e que eu não tenha, vou atrás. Eu apenas tentei comprar um pouco de tudo que havia, e é isso. Se a minha idade não tivesse chegado, eu ainda estaria tentando adquirir outras, mas estou com 89 anos e sinto que é hora de parar. Aqui na minha casa, ninguém consegue vê-las e eles precisam estar lá fora onde as pessoas possam apreciá-las.” (E.J. Cole)
Os destaques incluem uma Harley-Davidson ‘Strap Tank’ 1907, que pode ser tranquilamente uma das motos mais caras do mundo, estimada entre oitocentos e um milhão de dólares. Há ainda uma Harley Modelo 11 de 1915 (por volta dos 100 mil), uma Crocker V 1942 (300 mil) e uma Flying Merkel board tracker 1911 (entre 350 e 400 mil).

Cole tem modelos que foram praticamente extintos, como a Thiem Single 1911. Essa, mesmo semi destruída e parecendo ter saído de um ferro-velho, tem um preço estimado entre 65 e 75 mil dólares. Outro destaque que deve ganhar os holofotes no leilão é uma moto que pertenceu ao lendário ator Steve McQueen.
O evento acontece na casa de leilões Mecum, no South Point Casino e Palácio de Exposições, em Las Vegas, Nevada. Aconteça o que acontecer, Cole deixará o leilão milionário. Mas, talvez não tenha preço que pague o prazer de tê-las adquirido uma após outra…