O GP dos Estados Unidos foi absolutamente terrível para a Honda. Todos os quatro pilotos da marca foram incapazes de sair das últimas posições em todos os dias. Único a ver a bandeirada, em último, Luca Marini comentou com humor negro: “Parece que sou o único sobrevivente.”
O ditado “From Hero to zero” é o que melhor descreve a situação da Honda no Texas. Há um ano, Alex Rins vencia a corrida principal quando ainda corria pela marca. Agora, Luca Marini chegou em 16ª e último, perdendo o último ponto após ser ultrapassado por Alex Márquez… que havia caído!
“O fato é que lutei tanto pelo último ponto no Campeonato Mundial quanto pelo segundo lugar no ano passado e não consegui. Mas neste momento as coisas realmente não parecem boas. Alex Rins venceu um há atrás – este ano estávamos muito longe de todos os outros“, resumiu Marini.
“Tenho ideias sobre a direção que precisamos de seguir e os engenheiros do Japão também têm todos os dados e a mesma atitude. Também me esforço muito para dar aos técnicos o melhor e mais preciso feedback possível“, insistiu o italiano visivelmente esgotado.
A Honda realmente andou para trás esse ano. Uma rápida comparação com os números do ano passado comprovam isso. Em 2023, Rins se classificou em segundo no grid com o tempo de 02min02s052 e na corrida sua melhor volta foi em 2min03s395.
Esse ano, a melhor Honda qualificada para o grid de largada apareceu apenas na 18ª posição, com Johann Zarco marcando 02min02s380. Na corrida, o francês abandonou nas primeiras voltas. A melhor volta de Marini foi 2min04s425, 1s1 acima de 2023.
“Em comparação com o passado, é como se os antigos pontos fortes da máquina tivessem diminuído, enquanto, ao mesmo tempo, os pontos fracos se tornaram mais pronunciados“, explicou Marini. “Muita coisa também mudou, a pista ficou mais rápida, os pneus também melhoraram ainda mais e como resultado o desempenho geral melhorou, mas não conseguimos acompanhar. A realidade é que precisamos de novos desenvolvimentos em todo o lado. Mas também levará tempo para implementar tudo isso.“
Há esperança para a Honda em 2024? Pode-se dizer que sim. As três pistas até agora, Losail, Portimão e Austin não são íntimas dos pilotos. Mas a próxima, Jerez de la Frontera, é um circuito que todas as equipes e todos os pilotos conhecem como a palma da mão. Além disso, a próxima sessão de testes oficiais para todas as equipes acontecerá na segunda-feira após o GP.