A “T12 Massimo” última moto idealizada e projetada pelo lendário designer italiano Massimo Tamburini finalmente será produzida em série. O projeto continuou ativo graças ao empenho de seu filho, Andrea Tamburini.
A superbike foi apresentada em sua versão final no Top Marques, uma exposição automobilística que ocorre anualmente em Mônaco e que reúne apenas marcas de alto luxo. A T12 Massimo pretende ser comercializada por 800 mil euros (quase três milhões e meio de reais).
“Exibir o último trabalho de meu pai, no qual ele colocou todas as experiências de sua vida, em um contexto extremamente prestigioso como o Top Marques, é para mim a melhor maneira de homenageá-lo como designer e como pessoa“, disse Andrea Tamburini. O protótipo foi divulgado em 2016.
Considerado como “o Michelangelo do design de motos”, Massimo Tamburini projetou modelos icônicos da história do motociclismo, como a Ducati 916, a MV Agusta F4, além de ser um dos criadores da marca Bimota, ao lado de Valerio Bianchi e Giuseppe Morri em 1973.
No final de 2013, Tamburini trabalhava por conta própria na T12 Massimo – superbike que reuniria tudo o que havia aprendido em seus 40 anos no motociclismo – quando foi diagnosticado com câncer de pulmão. Apesar de uma breve luta, o italiano veio a falecer em 6 de abril de 2014, deixando o projeto inacabado.
Seu filho Andrea, no entanto, permaneceu disposto em realizar o sonho do pai. Com o mesmo motor tetracilíndrico da BMW S1000RR, a T12 possui um chassi revolucionário, que permite a regulagem de sua rigidez para se adaptar com precisão a diferentes pistas e estilos de pilotagem.
Completamente atualizado, o motor rende cerca de 230 cv, enquanto que o chassi pesa míseros 154 kg. Toda essa brutalidade só pode ser controlada através de uma centralina eletrônica poderosíssima, fornecida pela Motec.
Todos os componentes são de grife, como era de se esperar. As suspensões, por exemplo, foram providenciadas pela marca sueca Öhlins, enquanto que as rodas (de magnésio) são Marchesini. As carenagens são de fibra de carbono, os freios Brembo e o escapamento Arrow é confeccionado sob medida.
“A T12 Massimo é para todos os efeitos, uma obra de arte que projeta o futuro, ao mesmo tempo em que representa seu modo de ser, sem compromissos e buscando sempre a excelência”, garante, Andrea Tamburini. As primeiras doze unidades foram vendidas no próprio Top Marques.