Segundo a imprensa europeia, a RNF-Aprilia está à beira do colapso. Hoje (24), ouviu-se que a equipe deixaria de existir na sua forma atual, após o GP de Valência, e que poderia ser absorvida por investidores da norte-americanos.
Razlan Razali, chefe da equipe CryptoDATA Aprilia RNF, postou uma nota enigmática nas redes sociais antes do GP de Valência: “Última dança…” estava escrito em letras brancas sobre fundo vermelho. Última corrida do ano ou última corrida da equipe?
De acordo com o Speedeek, a RNF Racing está em dificuldades financeiras. A informação havia sido revelada pela primeira vez em julho por Stefan Pierer, CEO da KTM, que tentava, àquela altura, comprar uma terceira equipe na MotoGP para acomodar Pedro Acosta.
A CryptoDATA, empresa de gerenciamento de dados da Romênia e que assumiu a propriedade de 60% da RNF Racing, estaria em dificuldades financeiras. Fala-se de salários atrasados. Nas últimas corridas, Raul Fernandez queixou-se de que não há atualizações nas motos.
Depois de muitas expectativas iniciais, o ano foi de grandes decepções para a RNF-Aprilia. Ovidiu Toma, CEO e fundador da CryptoDATA, e Bogdan Mărunţiş, Gerente de Estratégia Global e fundador, vieram para as corridas apenas no GP da Áustria e no GP do Catar, semana passada.
Agora, no paddock do GP de Valência, a última etapa da temporada 2023, o empresário britânico Jeremy Appleton, que recentemente trabalhou para Alpinestars e Triumph, trouxe para o circuito investidores americanos que querem assumir o comando da equipe.
E tanto o chefe da equipe, Razlan Razali, quanto o gerente, Wilco Zeelenberg garantem que a equipe vai estar no teste coletivo de terça-feira (28) onde experimentará a Aprilia RS-GP 2023 pela primeira vez. Os pilotos, Fernandez e Miguel Oliveira não parecem preocupados. Apenas desiludidos.
A KTM poderia pegar essas vagas? Não é possível, porque o material para dois novos pilotos teria que ser encomendado em julho ou agosto, o mais tardar. A Dorna também tem mais interesse em uma segunda equipe Aprilia em vez de uma terceira da KTM.