Os leitores mais atentos devem se lembrar da TVS Motors, a parceira da BMW no desenvolvimento da G1310R e outras motos. Além dessa joint-venture, a marca indiana desenvolve seus próprios modelos e o mais recente é o conceito “Zeppelin”, uma cruiser híbrida muito interessante.
O motor a combustão é um monocilíndrico de 220cc, capaz de desenvolver em torno dos 22 cv. Não é grande coisa, mas ainda existe um sistema de acionamento elétrico de 1200 watts, alimentado por uma bateria de 48 volts para dar aquele boost a mais na motocicleta.
Para não utilizar toda a energia da bateria, a Zeppelin ainda é capaz de armanzenar a energia elétrica produzida durante as frenagens para manter o dispositivo sempre pronto. Para completar, o farol dianteiro possui uma câmera de alta definição.
Para nós, motociclistas, o mais interessante é que a Zeppelin não é apenas o delírio de algum designer sendo realmente atraente, com bengalas invertidas, rodas raiadas e escapamento protuberante. Os espelhos, montados nas extremidades do guidão, são virados para baixo. O suporte para a placa é apoiado na balança, uma moda indiana.
Não são ideias revolucionárias. A Piaggio já utiliza scooters híbridos a mais de uma década e a Yamaha fez o mesmo com o EC-03. Contudo, essa deve ser a primeira cruiser indiana do gênero. Como sempre acontece à maioria dos conceitos, é difícil dizer se a Zeppelin vai virar um modelo de produção. A sua presença (e aceitação) nos principais salões asiáticos desse ano vai dizer.