A fabricante indiana de motocicletas TVS Motors e a BMW Motorrad estão comemorando 10 anos de parceria este ano com números impressionantes. Mais de 140.000 modelos com o logo da marca alemã já foram montadas na Índia.
A Joint Venture entre as duas empresas foi firmada em 2013 com o objetivo de desenvolver em conjunto as primeiras motocicletas de baixa cilindrada da BMW em meio século. O resultado foram os modelos G310R e G310GS, que surgiram a partir de 2016.
Além de abastecer o mercado indiano, as motocicletas montadas na fábrica da TVS em Hosur, no sul do país, também abastecem o continente europeu. Atualmente a planta responde por cerca de 10% do volume total de vendas da BMW Motorrad em todo o mundo. E vem mais por aí.
“Desde o lançamento, os modelos BMW G310R e BMW G310GS desfrutaram de popularidade incomparável e se tornaram um importante pilar do sucesso mundial da BMW Motorrad“, disse o CEO da marca, Dr. Markus Schramm. “A extensão e expansão dessa parceria para futuras tecnologias e soluções de mobilidade sustentável é uma etapa consistente para também moldar o futuro junto com a TVS.“
Agora, o objetivo deles é montar na fábrica da TVS o scooter elétrico de vanguarda CE-02. Apresentado em julho desse ano, o modelo é uma mistura de moto e patinete, com duas opções de motores elétricos e um sistema futurista de visualização de informações conectado a um óculos inteligente.
“Com a expansão dessa parceria para futuras tecnologias e soluções de mobilidade sustentável, também estamos conversando para expandir nossa rede de produção fora da Índia“, disse o CEO da TVS, KN Radhakrishnan. “Isso é para atender ao nosso crescimento futuro, incluindo o recém revelado BMW CE-02. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração no desenvolvimento de plataformas destinadas a mercados urbanos globais e aos consumidores da próxima geração.”