A imagem abaixo revela as formas definitivas da TVS Apache RR310S, que deve ser o nome oficial na Índia para uma versão carenada da BMW G310R. O lançamento pode acontecer nos próximos meses.
A motocicleta, apresentada como conceito no começo de 2016, tem sido flagrada rodando em testes várias vezes ao longo do último ano com o seu desenvolvimento comandado pela TVS Motors, parceira da BMW Motorrad na Índia. O primeiro fruto desse trabalho conjunto foi justamente a G310R, ainda em 2015.
A foto, descoberta pela imprensa britânica, não possui grande resolução, mas já é possível perceber que a Apache não terá bengalas invertidas com a Honda CBR250RR. A traseira é mais alta que na G310R e o modelo possui semi-guidões. Também está claro o suporte para a placa dianteira, o que evidencia sua prontidão para um eventual lançamento.
Quadro e motor devem ser os mesmos da G310R, ou seja, um monocilíndrico de 313 cm³ com refrigeração líquida, que gera de 36 cv a 9.500 rpm e 2,84 kgf.m de torque a 7.500 rotações. Espera-se que a Apache venha com esses números ligeiramente melhorados e, talvez, com uma eletrônica aprimorada contendo, por exemplo, com modos de pilotagem.
A Índia é atualmente o maior mercado motociclístico do mundo e, assim como o Brasil, possui uma grande demanda por esportivas de baixa cilindrada. Portanto faz todo o sentido que a BMW permita a criação de uma pequena superbike a partir da G310R. Entretanto, ainda há dúvidas se o modelo virá para o ocidente.
Embora fosse bem recebida, principalmente no Brasil, pequenas esportivas não são tão procuradas na Europa e nos Estados Unidos, mercados onde a BMW se concentraria em adaptar uma versão da Apache RR310S. Entretanto, com Kawasaki Ninja 300, Yamaha R3 e KTM RC390 fazendo muito sucesso, os alemães não devem querer ficar de fora dessa briga.