Ao contrário do que se esperava, a TVS Apache RR 310 ainda não decolou em suas vendas na Índia. A motocicleta, que é praticamente uma versão carenada da BMW G310R, tem na marca alemã sua parceira técnica.
Poucas motos indianas tiveram tanta cobertura de imprensa em seu lançamento quanto a Apache RR 310, em dezembro de 2017. Com suspensão invertida, bom nível de tecnologia embarcada e design moderno, a motocicleta parecia um vislumbre de uma futura BMW S300RR.
Mas, de acordo os britânicos do Visordown, que conversou com fontes indianas, apenas 351 unidades foram vendidas em julho, o que é bem abaixo do pico de 983 estabelecido em março e muito menos do que o necessário para atender à expectativa inicial da TVS, que giravam em torno de… 10 mil unidades!
Para conseguir isso, a empresa precisava vender 833 unidades por mês no lançamento da motocicleta. Agora no entanto, os vendedores precisam comercializar 1300 exemplares mensalmente se quiserem atingir os planos iniciais, o que parece muito pouco provável a essa altura.
O insucesso inicial da Apache RR 310 é uma surpresa na Índia, atualmente o maior mercado de motocicletas do mundo. O país hindu é capaz de entregar 17 milhões de novas motos por ano e vive um grande ‘boom’ motociclístico, semelhante (e maior) ao vivido no Brasil alguns anos atrás.
Segundo as fontes indianas, o alto preço e a ausência da BMW nas carenagens são os principais fatores do baixo interesse na Apache RR 310. Enquanto isso especula-se que sua principal rival, KTM RC390 venda cerca de 1600 unidades por mês, uma clara indicação de que o poder da marca também fala muito alto na Índia.