A TVS Akula 310, pequena esportiva feita em parceria com a BMW no mercado asiático foi flagrada em testes de dinamômetro na Indonésia. A expectativa é de que a versão de produção seja lançada em breve, assim com uma derivada da marca alemã, que pode se chamar S310RR.
A TVS Motors, um dos maiores conglomerados industriais da Índia e a BMW Motorrad trabalham juntos desde 2013, quando estabeleceram uma joint-venture: enquanto a marca alemã transfere know-how, os indianos entram com a mão de obra barata e o volume de produção.
O primeiro produto da parceria foi a G310R revelada ao mundo em 2015. Logo depois, a TVS Motors apresentou no Salão Auto Expo o conceito de uma versão esportiva, a Akula 310. Chassi e motor são os mesmos, um moderno monocilíndrico de 313 cm³, com refrigeração líquida, capaz de render 34 cv e 2,84 kgf.m de torque.
As fotos de hoje revelam que a versão definitiva da Akula 310 conservou boa parte das ideias do conceito, ou seja, a mesma carenagem angulosa, faróis duplos de LED, com entradas de ar embaixo, uma bolha decente e semiguidões relativamente altos, tornando o seu uso na cidade viável.
Também chama atenção o largo pneu traseiro, a lanterna de LED e as bengalas dianteiras invertidas. Espera-se do modelo um painel inteiramente digital, assim como freios ABS de série e, talvez, algum nível de eletrônica embarcada, como controle de tração.
De acordo com a imprensa europeia, o lançamento da TVS Akula 310 deve acontecer em julho de 2017. Não devemos vê-la fora do mercado asiático, mas o que se espera é que a BMW faça a sua própria versão para o ocidente, que pode se chamar S310RR, para concorrer com as já conhecidas Yamaha R3, Kawasaki Ninja 300 e KTM RC390.