O presidente Donald Trump realmente está bravo com a Harley-Davidson. Segundo a imprensa norte-americana, o atual líder dos Estados Unidos vai convidar outras fabricantes de motocicletas a se mudarem para o país em substituição à marca de Milwaukee.
Na semana passada, a Harley-Davidson anunciou que iria transferir parte de sua produção para uma fábrica na Tailândia, como forma de contornar as novas tarifas de importação impostas pela União Europeia, que passaram de 6% para 31% no final de junho.
Foi uma resposta da União Europeia à decisão do governo norte-americano em aumentar as tarifas para o aço e o alumínio importados aos Estados Unidos no início do ano. Trump, que havia se encontrado com a Harley-Davidson no mesmo período respondeu com indignação nas redes sociais, semana passada.
Agora, de acordo com o jornal Business Insider, Trump está procurando fomentar outros fabricantes estrangeiros nos Estados Unidos, sem mencionar nenhum nome, no entanto. A Casa Branca também não fez comentários imediatos sobre o assunto.
Tanto a Harley-Davidson quanto o mercado norte-americano andam em baixa. Enquanto a marca do Bar&Shield fechou o ano fiscal de 2017 com uma queda de 7%, as vendas acima de 600cc no país recuaram 11,1%. Por outro lado, a Europa e até o Brasil já esboçaram reação.