O presidente dos Estados Unidos Donald Trump criticou a Índia por seu imposto de 50% a motos de alta cilindrada no país. O político citou com exemplo a Harley-Davidson e deu a entender que mudanças na legislação poderão ser feitas sobre a entrada de modelos indianos em solo norte-americano.
Trump comentou a questão em uma discussão com membros do Congresso. O imposto indiano chegou a ser ainda maior, de 75% para motocicletas acima de 800cc e foi reduzido para 50%. Mas, na opinião do líder norte-americano, isso não é o suficiente para considerar o comércio algo “justo”.
“Nós pagamos um tremendo imposto para entrar em seus países, as motocicletas, Harley-Davidson vão para um determinado país. Não vou mencionar o fato de ser a Índia, neste caso”, disse Trump admitindo sobre quem se referenciava. “Se você é Harley-Davidson, você tem de 50 a 75% de imposto para obter seu produto. No entanto, milhares e milhares de motocicletas, muitas pessoas não sabem, vem da Índia para nós. Você sabe qual é o nosso imposto? Nada!” revelou.
Para Trump, o acordo comercial deveria ser semelhante entre os dois países: “Deveríamos ter impostos recíprocos em casos como esse. Não estou culpando a Índia. Eu acho ótimo que eles tenham conseguido isso, não sei como permitiram que eles escapassem com isso”, continuou “Mas é um exemplo injusto. Acho que devemos ter um imposto recíproco. Isso é chamado de livre comércio,” opinou.
Motocicletas importadas de alta cilindrada devem se tornar mais baratas na Índia, graças à redução no imposto. Anteriormente, modelos abaixo de 800cc eram taxadas em 60% e acima dessa cilindrada em 75%, o que afetava diretamente a Harley-Davidson. Especialistas afirmam que a redução aconteceu devido à baixa demanda.