O tricampeão mundial do Mundial Superbike, Troy Bayliss confirmou que sofreu um acidente de bicicleta na última sexta-feira (14). Com uma vértebra fraturada e uma lesão medular, o australiano deve ficar de molho por vários meses.
Bayliss – que afirma não ter nenhuma lembrança do acidente – estava pedalando em sua terra natal, a Austrália, quando alegadamente bateu em outra bicicleta que estava saindo oculta entre dois carros estacionados.
“Estou bem e em casa, mas o acidente significa que não vou andar de moto até recuperar os movimentos completos dos braços e das mãos“, disse Bayliss em um comunicado da Ducati. “Na verdade, só queria que todos soubessem o que aconteceu, que estou bem e que estarei de volta assim que puder. Foi um fim de semana intenso para mim e minha família, mas felizmente estou bem e vou me recuperar.“
A maior parte do impacto foi transferida da cabeça para o pescoço, especialmente a vértebra C4 do ex-piloto de 52 anos, que perdeu a consciência. Bayliss foi imediatamente atendido e levado a um hospital em Gold Coast.
“Meus médicos têm sido muito positivos, mas não há indicação firme de quanto tempo levará até que eu possa recuperar o controle suficiente para voltar a andar de bicicleta, talvez alguns meses, talvez mais“, avisou. “Só depende de como a recuperação ocorrerá depois que os ossos cicatrizarem“.
Um dos pilotos mais bem sucedidos e populares do WorldSBK, Troy Bayliss venceu 52 corridas no certame e foi campeão em 2001, 2006 e 2008, todos pela Ducati. Na MotoGP sua passagem foi modesta, mas contém uma vitória, no GP de Valência de 2006, aquele em que Valentino Rossi caiu e Nicky Hayden (Honda) conquistou o título.