Ausente pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia global, o Troféu Turista da Ilha de Man deve retornar em 2022 e com uma série de novidades, como cobertura televisiva ao vivo, mudanças de categoria e mais dias de competições.
Até agora, a cobertura ao vivo acontecia de forma muito limitada, principalmente com uma narração das corridas pela (excelente) Manx Rádio, além de atualizações nas redes sociais. As únicas imagens disponíveis apareciam em compilações posteriores na TV britânica e bem depois no YouTube.
Mas o governo da Ilha, que lucra muito com o turismo proveniente da corrida, pretende oferecer seu próprio serviço de streaming para dispositivos móveis, semelhante ao que a Dorna já faz com a MotoGP e WorldSBK. O desafio, como sempre, será como é como cobrir o percurso de quase 61 quilômetros com câmeras.
Leia também
Suzuki vence 24 Horas de Le Mans e começa campeonato na frente
Kawasaki ZX-10RR de Jonathan Rea é vendida quase pelo dobro do preço
Moto3: número de Jason Dupasquier será aposentado após o GP da Alemanha
Resta saber ainda se eles pretendem licenciar a transmissão para TVs em todo o mundo, o que realmente abriria as portas para que nós pudessemos, de fato, acompanhar as provas. Mas isso pode não dar certo, já que ter a cobertura ao vivo da morte de um competidor, algo corriqueiro por lá, pode não ser atrativo para emissoras tradicionais.
Além disso, uma série de mudanças esportivas são esperadas. A primeira é a mudança de nome da categoria Lightweight TT (motos de dois cilindros) que passa a se chamar Supertwin TT , com um máximo de 700 cm³ de cilindrada. O objetivo é permitir a entrada dos modelos Aprilia RS660 e Yamaha YZF-R7 em 2022.
A classe Sidecar TT também permitirá motores de dois cilindros de 900cc com a inclusão da plataforma KTM 890 que aciona máquinas de três rodas. O objetivo é diversificar a categoria e aumentar a disputa com os motores tetracilíndricos de 600cc e três cilindros de 675cc.
Por fim, a edição de 2023 verá um aumento na quantidade de competição. Haverá seis dias de corrida em vez de quatro, com as corridas Superstock 1000 e Supertwin TT obtendo respectivamente segundas corridas no cronograma.
O TT tem visto um interesse crescente de todo o mundo, especialmente nos Estados Unidos. E, para ajudar com a demanda àqueles que visitam a ilha, a Isle of Man Steam Packet Company adicionou outra balsa à sua frota. Só falta agora o Coronavírus largar o osso o quanto antes possível.