Dan Kneen, um dos mais prestigiados pilotos de corrida de estrada da atualidade morreu hoje (30) durante os treinos livres para o Troféu Turista da Ilha de Man. O acidente, que aconteceu na região de Churchtown, foi tão forte que sua morte foi considerada instantânea.
A BMW S1000RR HP4 de Kneen bateu com tanta violência que pegou fogo e a sessão foi imediatamente paralisada, até que os bombeiros pudessem apagar o incêndio que chegou a queimar algumas árvores. O britânico tinha apenas 30 anos.
Nascido em Douglas, capital da Ilha de Man, Dan Kneen surgiu no cenário das corridas de estrada em 2008, após vencer o Manx Grand Prix, uma espécie de corrida preliminar para o Troféu Turista, além da corrida dos novatos e na classe Ultra Lightweight MGP.
Desde então, sua importância foi gradualmente crescendo a ponto de conquistar o seu primeiro pódio na corrida de Superstock do ano passado, atingindo 130.347mph de média horária. Sua chegada à Tyco-BMW também aconteceu no ano passado, ganhando maior relevância após o acidente de Ian Huchinson.
Na edição desse ano, que já não conta com a participação de Hutchinson, John McGuinness e Bruce Anstey, Kneen era considerado um dos favoritos. Ao atingir a marca das 132.258 mph na noite de terça feira, o britânico vinha na terceira posição pela classe principal, a Superbike.