Nada de Ducati ou BMW. A fabricante com melhor desempenho no segmento premium nos últimos cinco anos é a Triumph. Em 2024, após 8 meses, as vendas globais cresceram surpreedentes 37% e isso significa o dobro de quatro anos atrás.
Os dados não vem da Triumph e sim do Motorcycle Data, instituição independente que analisa novos registros de veículos em todo o mundo (mais de 85 países), relatando dados no ano civil. Isso é mais preciso que os dados apresentados pelas marcas, que relatam suas vendas de veículos faturados, o que geralmente é diferente dos efetivos emplacamentos.
Em 2020, a Triumph atingiu um recorde histórico, mais de 63.000 unidades globalmente. Em 2021 e 2022, as vendas aumentaram para 80.973 e depois para 82.266, impulsionadas pela Europa e EUA e graças ao sucesso de novos modelos com motor de 660cc. Em 2023, os modelos de 400cc permitiram a penetração no mercado indiano e as vendas saltaram para perto de 100.000.
Em 2024 , após apenas 8 meses, as vendas estão crescendo a um ritmo surpreendente de 37,0%, projetando a obtenção de quase 125.000 vendas no ano inteiro, o dobro das vendas de 2020, alcançadas com um ano de antecedência. Como assim?
O leitor mais atento pode se lembrar do lançamento da Triumph Trident em 2020. Naquela ocasião, a Triumph estava inaugurando não apenas uma nova motocicleta, mas também um novo motor, uma nova plataforma e uma nova mentalidade, buscando o cliente menos abonado com produtos mais acessíveis do que vinha oferecendo.
Além disso, o plano baseava-se em mudar o foco da Europa/EUA para os maiores mercados Índia, China e sudeste asiático, introduzindo novos motos com motores pequenos (daí a chegada dos modelos Speed 400 e Scrambler 400X) e criando uma rede mais ampla, expandindo a distribuição e abrindo mais lojas, a maioria delas exclusivas.
O plano previa dobrar as vendas em cinco anos, mas ao que tudo indica, a meta será atingida com quatro anos. Os analistas do site consideraram a estratégia uma verdadeira “obra-prima” de gerenciamento, um trabalho que deveria ser estudado por gerentes de outras empresas premium, que comemoram um aumento marginal nas vendas.