A Triumph apresentou hoje (8) o modelo 2025 da Trident 660 que traz a sua primeira leva de atualizações importantes desde o seu lançamento em 2020. A naked acessível da marca recebeu nova eletrônica, suspensões, cores e muito mais.
Desde que foi introduzida, a Triumph Trident se transformou em um verdadeiro sucesso com sua mistura de preço competitivo frente à concorrência e aquele ar premium que a marca britânica carrega. Não é a toa que a plataforma se expandiu com os modelos Tiger Sport 660 e Daytona 660.
Mas já se passaram cinco anos e já estava na hora de atualizar a Trident, principalmente para os últimos limites de emissões do Euro5+. A Triumph não entrou em grandes detalhes para explicar como fez para chegar lá, mas a motocicleta ficou apenas 1 kg mais pesada devido aos novos catalisadores.
A potência do motor de três cilindros em linha permaneceu a mesma, ou seja, 81 cv às 10.250 rpm e torque máximo de 64 Nm às 6.250 rpm, com mais de 90% desse torque já disponíveis entre 3.600 rpm a 9.750 rpm, ou seja, a faixa mais útil de utilização.
A Triumph instalou novos garfos invertidos Showa SFF-BF “Big Piston” de 41 mm e embora sejam do mesmo calibre que os anteriores e não possuam regulagens, eles contam com um acerto mais macio para aumentar o conforto. Atrás, o amortecedor permaneceu com as mesmas regulagens.
O quadro de perímetro de aço também permaneceu inalterado enquanto que a frenagem é garantida por discos duplos de 310 mm com pinças de pistão duplo. Atrás, o único disco tem 255 mm com pinça de pistão único. As rodas vem com pneus Michelin Road 5 de qualidade.
Mas a maior mudança, no entanto, é a incorporação de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) de seis eixos, o que significa que Trident 660 agora se beneficia de controles eletrônicos muito mais apurados do que antes e que até bem pouco tempo atrás só eram vistos em motos topo de linha.
Estamos falando de um sistema de ABS que atua também em curvas, um quickshifter bidirecional para trocas de marchas mais rápidas e de um modo de pilotagem extra, o “Sport”, que se soma ao “Rain” e “Road” disponíveis anteriormente.
Além disso, a Trident 660 agora se beneficia de um novo painel TFT colorido em que os proprietários poderão conectar seus dispositivos móveis via Bluetooth para desbloquear navegação curva a curva, chamadas telefônicas e controle de música. Controle de cruzeiro também vem de série.
Amigável e acessível a todos os tipos de condutores, a Trident tem um assento que está localizado a 790 mm do solo, bem mais baixo que a maioria das motos da categoria. Diminuta, a motocicleta tem um tanque de combustível de apenas 12 litros, o que pode reduzir bastante a autonomia.
Completando o pacote, chegam três novas cores para 2025 : Cosmic Yellow, Cobalt Blue e Diablo Red, completadas com toques de preto e listras diagonais brancas. Além dessas, a moto também estará disponível na já conhecida cor Jet Black. Certamente ela estará no Brasil em breve.