A Triumph apresentou hoje (22) na Inglaterra a inteiramente nova Tiger Sport 800, modelo que visa brigar com Yamaha Tracer 9, BMW F900XR com quase a mesma potência, porém um preço bem mais convidativo.
A Tiger Sport 800 chega para preencher a lacuna que havia entre a crossover Tiger Sport 660 e a linha aventureira Tiger 900, ocupando o lugar da antiga Tiger 850 Sport. Apesar da cilindrada menor, eles afirmam que o novo motor entrega mais potência e torque do que o anterior.
Trata-se de um três cilindros em linha de 798 cm³ derivado do 765 cm³, como o mesmo diâmetro de 78 mm. O curso, por outro lado, é maior, 55,7 mm e há várias outras diferenças que produzem 113 cv a 10.750 rpm e 84 Nm a 8.500 giros, 90% deles disponível em toda a faixa intermediária.
Apesar do maior deslocamento volumétrico, a Triumph conseguiu instalar o motor no mesmo chassi da Tiger Sport 660, o que significa que as dimensões gerais da motocicleta são praticamente as mesmas de sua irmã menor. O peso total é de 214 kg, leve para a categoria.
A convidativa altura do assento de 835 mm foi mantida ampliando o alcance da Tiger 800 para uma vasta gama de biotipos. Mas o curso moderado da suspensão de cerca de 150 milímetros e as rodas nas medidas 120/70R17 e 180/55R17 desencorajam qualquer ambição off-road.
Os garfos invertidos de 41 mm são totalmente ajustáveis manualmente, assim como o amortecedor traseiro. Os discos dianteiros de 310 mm são mordidos por pinças radiais de quatro pistões, enquanto que o disco traseiro de 255 mm tem pinça de pistão único.
Ao sentar-se, o conforto é o destaque, com ergonomia vertical e espaçosa, um grande para-brisa (que pode ser ajustado com uma só mão e em tempo real) e defletores de ar para livrá-lo do vento. O tanque de 18,6 litros garante uma autonomia de 400 km, segundo a Triumph.
Graças a uma centralina eletrônica de seis eixos inerciais, a Tiger 800 Sport 800 vem com ABS em curvas e controle de tração, três modos de pilotagem (Road, Rain e Sport). Controle de cruzeiro e quickshifter bidirecional são itens de série.
Tudo é controlado pelo ‘joystick’ de botões instalado no punho esquerdo e visualizado através do painel TFT que inclui pareamento de telefone por meio do My Triumph Connectivity System, permitindo navegação curva a curva, chamadas telefônicas e controle de música via Bluetooth.
As entregas começam na Europa em fevereiro de 2025 com os clientes podendo escolher entre quatro cores. Preta (Sapphire Black) ou, por um custo adicional, cinza (Graphite), amarelo (Cosmic Yellow) e azul (Caspian Blue). O preço gira em torno dos 12.000 euros.
É um preço competitivo, considerando-se que a Yamaha Tracer 9 (três cilindros, 890 cm³, 119 cv e 93 Nm) custa na Itália a partir de € 12.199 e a BMW F900XR (dois cilindros, 895 cm³, 105 cv, 92 Nm) custa € 12.250. A briga entre elas vai ser acirrada.