A Triumph já está anunciando no Brasil a Tiger Sport 660. A crossover derivada da Trident 660 é o modelo mais barato da marca britânica no segmento, mas enfrenta uma concorrência pesada.
Apresentada em outubro de 2021, a Tiger Sport 660 utiliza o mesmo motor e quadro da Trident 660, apenas o subquadro é novo, para aguentar mais peso. A motocicleta tem alças de apoio mais salientes, encaixes para alforjes e top case e um tanque de combustível maior, de 17 litros.
O motor de três cilindros em linha rende exatamente o mesmo que a Trident 660: declarados 81 cv a 10.250 rpm e 6,5 kgf.m a 6.250 rpm, com intervalo de manutenções de 16.000 km. A suspensão conta com garfos invertidos (não reguláveis) Showa de 41 mm e amortecedor traseiro ajustável apenas na pré-carga da mola.
O grande destaque da Tiger Sport 660 é mesmo a sua carroceria inteiramente nova. Moderno, o design foi projetado para desviar o vento e cansar menos o condutor em longas viagens. O para-brisa regulável mecanicamente pode ter a sua altura alterada em até 8 cm. Falando em altura, o assento está a 835 mm do solo.
Outro ponto de referência na motocicleta britânica é o seu bom pacote eletrônico. Embora mais simples, o painel já é de TFT e ainda conta com a opção de incluir conectividade com o seu smartphone via aplicativo My Triumph, que habilita recursos de navegação e da câmera GoPro.
O acelerador já é do tipo ride-by-wire, habilitando a Tiger Sport 660 a ter dois modos de pilotagem, Road e Rain (que apenas mudam a resposta do motor, mas não seu desempenho), controle de tração comutável e freios ABS. A iluminação é toda de LED, incluindo piscas com desligamento automático.
A Tiger Sport 660 é um dos primeiros produtos da nova estratégia global de mercado da Triumph, que procura se aproximar dos consumidores menos abastados com produtos de maior custo benefício. Por isso a crossover será vendida no Brasil a partir de R$ 55.990, 18% a menos que uma Tiger 900, por exemplo.
A britânica, no entanto, enfrenta uma concorrência pesada. A Kawasaki Versys 650 é mais barata e parte de R$ 47.490,00 (com suspensão totalmente regulável, porém desatualizada em relação ao modelo europeu). Recém lançada, a nova Honda NC750X DCT parte de R$ 55.700 (no Distrito Federal), mas tem um motor bem menos potente.