Assim como aconteceu recentemente com sua irmã menor de 800cc, a Triumph Tiger Explorer 1200 deverá passar por algumas modificações mais profundas em breve. O principal alvo é a suspensão, que pode receber sistemas eletrônicos.
A tradicional marca britânica realizou uma extensa pesquisa com seus proprietários na Inglaterra, pedindo que dissessem o que queriam mudar na big trail. Eles também questionaram se os donos gostariam que a Tiger Explorer tivesse um sistema semi ativo de suspensão.
A resposta dos proprietários foi clara: sim. Portanto, provavelmente o modelo 2016 (ou 2017) virá com o sistema. Outros apetrechos eletrônicos foram mencionados, como ABS em curvas, uma câmera integrada (para gravar vídeos pilotando), ignição sem chave e faróis que se movem em curvas.
Um protótipo já foi flagrado em testes pela Espanha no começo do ano. A unidade contava com extensas modificações em relação ao modelo atual. O objetivo da Triumph é deixar a Tiger Explorer 1200 em pé de igualdade à BMW R 1200 GS, tanto que um exemplar da moto alemã estava acompanhando o teste.