A Triumph apresentou hoje (15) uma Tiger 1200 atualizada para 2024. Foram feitas pequenas melhorias no motor e na suspensão, além de uma reorganização na linha, que volta a contar com o sobrenome “Explorer”.
A Tiger 1200 passou por uma grande reformulação em 2022, quando ganhou um novo motor mais potente e um chassi 25 quilos mais leve. O que foi feito agora foram apenas pequenas medidas de atualização do modelo, sempre contando com o feedback dos seus clientes.
O motor de três cilindros em linha e 1.160 cm³ permaneceu essencialmente o mesmo, com ordem de disparos intencionalmente irregular, o que a Triumph chama de “T-Plane” e permite render 150 cv a 9.000 rpm e de 12,4 kgf.m para 13,2 kgf.m a 7.000 giros.
Algumas mudanças, no entanto, foram feitas no virabrequim, e no eixo balanceador com os técnicos aumentando especificamente a massa do volante do motor. O objetivo era otimizar o refinamento e a dirigibilidade, especialmente em baixas velocidades e rotações.
Outras alterações foram feitas na transmissão. A embreagem deslizante, por exemplo, foi modificada para facilitar o engate da primeira marcha. Contudo, o assistente de mudanças de marcha ainda faz parte do equipamento básico da transmissão de 6 velocidades.
As suspensões Showa controladas semi ativamente também permaneceram essencialmente inalteradas. O que é funcionalmente novo é a redução ativa da pré-carga da mola na parte traseira, o que reduz a altura do assento em até 20 milímetros quando parado.
O assento ficou mais confortável com uma nova almofada para o piloto com contorno mais plano e otimizado para longas viagens. A vibração foi reduzida graças a novas braçadeiras no guidão com amortecimento. As pedaleiras estão mais altas e permitem ângulos de inclinação mais ousados.
Existem todos os tipos de recursos eletrônicos – dependendo da versão e do equipamento associado. Os mais destacados são os sistemas de radar traseiro, com detecção de ponto cego, monitoramento da pressão dos pneus, ignição sem chave e conectividade com smartphone.
Na Europa, haverá 4 modelos da Triumph Tiger 1200 para escolher: a Tiger 1200 GT foi retirada e a linha começa com a Tiger 1200 GT Pro. Acima dela agora entra a Tiger 1200 GT Explorer, que tem um tanque de combustível de alumínio maior (30 litros ao invés de 20) e mais equipamentos.
A Tiger 1200 Rally Pro, que tem uma suspensão mais alta (220 mm em vez de 200 mm), rodas raiadas de 21 e 18 polegadas e recursos voltados ao Off-Road permaneceu e acima dela está a Tiger 1200 Rally Explorer com tanque de 30 litros e outros acessórios de série.
Está de volta, portanto, o sobrenome Explorer, que era utilizado pela Triumph até 2017 e chegava a ser confundido com o próprio nome principal. Mas, com BMW e KTM usando o nome Adventure, os ingleses podem ter chegado à conclusão que “Explorer” é uma boa alternativa.
“Embora o modelo atual já tenha causado um grande impacto, mais do que dobrando as vendas da Tiger 1200 em todo o mundo, nossa equipe de engenharia está sempre procurando novas maneiras de refinar e aprimorar cada modelo”, disse o chefe de produto da Triumph Steve Sargent.
“Ao ouvir o feedback dos clientes e integrar algumas das novas melhorias já reveladas na nova Tiger 900, esta gama de atualizações junta-se para proporcionar uma melhoria significativa à experiência de condução“, acrescentou o executivo. As entregas na Europa começam em abril.