A Triumph do Brasil anunciou hoje (11) o início da pré-venda da nova Tiger 1200 no Brasil. A big trail, que ganhou uma nova geração no ano passado, chega às concessionárias do país em maio.
Apresentada em dezembro do ano passado depois de muito suspense e provocações, a nova Tiger 1200 é definitivamente um passo a frente na história da motocicleta, uma das mais respeitadas do segmento. O motor foi inteiramente revisto, assim como o chassi, a carroceria e a eletrônica.
Embora permaneça sendo um três cilindros em linha, o motor está menor e mais compacto graças a uma ligeira redução no deslocamento (1.160 cm³ ao invés de 1.215 cm³). Além disso, o virabrequim em T é novo, assim como a ordem de disparos “180-270-270”, o que deixou o comportamento mais esportivo.
Com isso a potência aumentou um pouquinho, de 141 cv para 150 cv a 9.000 rpm e o torque de 12,4 kgf.m para 13,2 kgf.m a 7.000 giros. A melhor parte, no entanto, é que o intervalo de manutenção foi estendido para 16.000 quilômetros, com já acontece com a Ducati Multistrada V4.
Graças ao motor mais compacto, o chassi também pode ser ser diminuído e, com um quadro e braço oscilante 5,4 kg mais leves, auxiliados por um eixo cardã também reduzido em 1,5 kg, a Tiger 1200 teve uma impressionante redução de 25 kg em seu peso total, o que pode ajudar muito a quem conduz no Off-Road.
A parte eletrônica, como se esperava, foi atualizada com uma nova IMU de seis eixos inerciais. Além das funções anteriores, a Tiger 1200 agora conta com um painel TFT com bluetooth integrado desenvolvido pela Sena. Há ainda, ABS em curvas, controle de tração sensível à inclinação, ignição sem chave e muito mais.
Na Europa, a Tiger 1200 é comercializada em quatro versões divididas em dois grupos: GT e GT Pro, orientadas para utilização em asfalto e Rally e Rally Pro, para quem busca a terra. No Brasil no entanto, a nomenclatura mudou um pouquinho: Tiger 1200 Rally Pro, Tiger 1200 GT Explorer e Tiger 1200 Rally Explorer. Sim, serão três.
Os preços são os seguintes: Tiger 1200 Rally Pro (R$ 113.480), Tiger 1200 GT Explorer (R$ 120.480) e Tiger 1200 Rally Explorer (R$ 127.480). Assim como já acontece na linha Tiger 900, todas já virão equipadas com o suporte de malas, as duas malas laterais e também o top box traseiro. Os interessados devem acessar aqui.