Já não é segredo que a Triumph está desenvolvendo a próxima geração da Street Triple, a naked média da marca inglesa. As últimas novidades indicam que o novo modelo terá 90 centímetros cúbicos a mais, passando de 675 para 765cc, segundo a imprensa britânica.
As informações são da revista Motorcycle News, que hoje (12) conseguiu mais um clique do protótipo em testes e confirma as especulações. A embreagem e as tampas do motor do lado direito são significativamente diferentes da 675cc existente assim como da Tiger 800, com outro padrão de parafuso.
Isso significa que o bloco do motor é inteiramente novo e não se trata se uma nova geração com mudanças apenas estéticas. Nas últimas reportagens, afirmamos que a Triumph havia feito uma pesquisa de mercado com seus clientes, perguntando o que gostariam que fosse alterado para a próxima geração.
A pesquisa revelou que a maioria dos proprietários desejava um motor de maior capacidade cúbica, igual ou superior a 750cc, o que vai de encontro com a nova cilindrada especulada. Os donos também anseiam por uma maior eletrônica embarcada e melhor desenvoltura para viagens.
Curiosamente as alterações no chassi parecem sutis.O subquadro e a rabeta são parecidas com as da nova Speed Triple 1050, porém igualmente semelhantes à Street Triple atual. O assento, assim como as alças de apoio para o garupa também parecem diferentes. O escapamento é outro, escondido na frente da roda traseira como na Yamaha XJ6.
Para agradar a todos os gostos serão fabricadas quatro versões diferentes da Street Triple: a básica com freios Nissin axiais e suspensão Kayaba, a ‘R’, com freios Nissin radiais e garfo Showa; a ‘RT’ com os mesmos elementos, porém semi-carenada; e a topo de linha ‘RS’, com suspensão Öhlins e pinças Brembo.
A potência deve crescer para todas as variantes, com a básica rendendo por volta dos 110 cv, ao contrário dos 105 atuais (85 cv no Brasil). A ‘R’ será ajustada para 115 cv enquanto as versões ‘RT’ e ‘RS’ despejarão por volta de 120 cv. O lançamento deve acontecer no Salão de Milão, em novembro.