A Triumph planeja apresentar uma série de novidades no final do ano e duas novas Street Triple R e RS estão entre elas. De acordo com documentos de entrada nos EUA, as versões mais bravas da linha podem receber o mesmo motor da aguardada Daytona 765.
A descoberta foi feita pela imprensa norte-americana, que já havia flagrado um protótipo em testes (fotos) e analisou documentos do Conselho de Emissões da Califórnia (CARB). Os papeis revelam a existência de um novo nome código (DES) para a Street Triple 2020. O atual utiliza o codinome “TEN”, enquanto que a antiga 675 era chamada de “HAR”.
Embora ainda não se saiba que modificações foram feitas no motor, os dados confirmam que o sistema de escapamento está recebendo um segundo catalisador de três vias, ajudando a reduzir as emissões de hidrocarbonetos da Street Triple de 0,2 g/km para para 0,1 g/km.
Leia também
Triumph pode estar preparando Speed Triple com 1160cc para 2020
Veja as novas Triumph Tiger, Daytona 765 e Thruxton R Black em vídeo
Triumph Bobber é flagrada com atualizações para 2020
São mudanças já esperadas, já que em 2020 novas normas antipoluição (Euro5) passam a vigorar na Europa. Como o velho continente é considerado o padrão em termos de emissões, é bem provável que esse mesmo modelo entre nos Estados Unidos, que também é bastante rígido na questão ambiental, especialmente o estado da Califórnia.
O que nunca aconteceu antes desde que as leis começaram a ficar severamente mais rígidas nas emissões de poluentes foi um fabricante ter aceitado perder potência. Baseando-se nisso, o que se espera é que as novas Street Triple R e RS recebam as mesmas modificações da Daytona 765, cujo motor é compartilhado e será apresentada no Grande Prêmio da Inglaterra de Moto2 nesse final de semana.
Em um anuncio anterior, a Triumph afirma que a experiência adquirida na Moto2 fez com que a nova Daytona produza mais potência e torque do que qualquer motocicleta de 765cc existente, mesmo legalmente aprovada para o Euro5. Portanto, temos razões para ficar ansiosos sobre uma nova Street Triple tão apimentada quanto sua irmã carenada.
Outro detalhe interessante é que os documentos do CARB só listam dois modelos de Street Triple, R e RS e não mencionada nada sobre a versão S existente. Parece que esta não será modificada ou não será mais oferecida nos Estados Unidos em 2020. As conclusões provavelmente serão respondidas no Salão de Milão, em novembro.