Conforme esperávamos, a Triumph apresentou hoje (17) a nova Speed Twin 1200 RS, versão mais completa e esportiva da roadster retrô inglesa. O modelo chega para ocupar o espaço da Thruxton 1200, que está sendo descontinuada.
O motor é o mesmo da Thruxton, ou seja, um dois cilindros em linha de 1200 cm³, SOHC, refrigerado a líquido, com 8 válvulas, que vem sendo utilizado desde 2019. Agora, ele foi atualizado para as últimas exigências das normas antipoluição europeias, o Euro5+.
Isso não significa que o motor perdeu potência, pelo contrário. De 99 cv a 7.250 rpm ela passou para 103,5 cv a 7.750 rpm, com torque máximo de 82,7 lb.ft chegando a apenas 4250 rpm. Para tal foram instalados um novo eixo de comando e o tempo de ignição foi ajustado.
A motocicleta compartilha o mesmo chassi da Speed Twin padrão, mas é reforçado com suspensão mais avançada. São dois garfos invertidos Marzocchi invertidos totalmente ajustáveis de 43 mm. Atrás, temos dois amortecedores Öhlins reguláveis, com reservatório de nitrogênio.
A ciclística é completada com pinças radiais Brembo M4.30 Stylema que mordem discos de 320 mm na dianteira. Os aros de 17 polegadas são novos e utilizam pneus de pista Metzeler Racetec RR K3 — aliás, os mesmos pneus encontrados na versão padrão.
A posição de pilotagem foi ajustada para ficar mais esportiva e, embora o guidão permaneça na mesma altura de antes, ele foi movido para frente para trazer o piloto para o tanque. Atrás, os amortecedores deixaram o assento, a 805 mm do solo, 5 mm mais alto que antes. As pedaleiras foram levemente elevadas e ficam mais para trás.
Ambas as versões da Speed Twin são equipadas com uma IMU de seis eixos para permitir auxílios eletrônicos ao piloto sensíveis à inclinação. Ela é controlada através de um novo painel, parte LCD, parte TFT, que permite navegação, conectividade e entrada USB integrada.
São três modos de piloagem, os habituais Road e Rain e o novo Sport, exclusivo da versão RS. Há ainda vários níveis de controle de tração e o ABS é atuante em curvas. Pela primeira vez, a linha está recebendo um quickshifter bidirecional para acelerações mais vivazes no trânsito.
Ambas as versões devem chegar às concessionárias europeias até o final do ano e três opções de cores estão disponíveis na standard e duas na RS – a única com a opção Baja Orange. Uma grande lista de acessórios também estará disponível para você customizar sua moto como quiser.