Foi flagrado rodando em testes um protótipo Triumph que tem tudo para ser a versão esportiva da Speed 400, apresentada recentemente. O modelo é inspirado na Speed Triple 1200 RR.
Indisponível no Brasil, a Speed Triple 1200 RR chegou ao mercado europeu em 2021 trazendo como diferenciais uma semi carenagem de design retrô que remete as Café Racers britânicas dos anos 1960. O conjunto mecânico é o mesmo da Speed Triple 1200 RS.
O protótipo flagrado pela imprensa indiana segue pelos mesmos princípios estéticos, porém com a plataforma da recém lançada Speed 400, primeiro fruto da parceria da Triumph com a Bajaj Auto para disponibilizar modelos mais acessíveis.
Isso significa motor monocilíndrico de 398 cm³ de duplo comando (DOHC) e refrigeração líquida que rende 40 cv a 8.000 rpm e 3,1 NM de torque a 6.500 rpm. A suspensão também parece ser a mesma da Speed 400, embora aqui tenha as canelas pintadas de preto.
O assento e as pedaleiras também parecem estar na mesma posição, mas ao contrário da Speed 400, a versão esportiva possui semi guidões para uma posição de pilotagem mais esportiva. Apesar do visual retrô, a iluminação geral é claramente de LED.
É bem provável que a parte eletrônica também seja a mesma, ou seja, um sistema de gerenciamento de motor básico que habilita um acelerador ride-by-wire, controle de tração comutável e ABS de canal duplo, além de uma embreagem deslizante. São bem completinhas, as motos.
A Triumph tem grandes planos para essa década, a maioria deles mirando uma maior acessibilidade da empresa, com modelos menores e mais baratos. Os primeiros exemplos foram a Trident e Tiger Sport. A Speed 400 e Scrambler 400X foram passos mais radicais e certamente outros virão.
Mas ainda é muito cedo para apontar o lançamento da Speed 400 RR. As motos originais foram anunciadas na Índia em junho e ainda são uma novidade na Europa, assim como no Brasil. A versão esportiva não deve aparecer antes de meados de 2024.