A Triumph apresentou hoje (8) mais um modelo para a sua linha de 400cc, a Scrambler 400 XC. Esta se diferencia das anteriores pelas rodas raiadas, para-lama elevado e maior vocação para o Off-Road.
Já se passaram dois anos desde que a Triumph apresentou na Índia as inéditas Speed 400 e a Scrambler 400X, que compartilham o mesmo motor monocilíndrico de 398 cm³ com refrigeração líquida que rende aproximadamente 40 cv a 8.000 rpm e o mesmo quadro tubular de aço.
Agora, chegou a terceira versão da motocicleta, que diferencia-se da X principalmente pelas rodas raiadas (também sem câmara) nas medidas 100/90-19 na dianteira e 140/80-17 na traseira. Além disso, a XC também recebe um pequeno para-lama dianteiro elevado que completa o visual off-road.
No mais, a Scrambler 400 XC é idêntica à X, como o garfo telescópico invertido, o braço oscilante traseiro de alumínio com amortecedor central com ajuste de pré-carga e, consequentemente, o mesmo curso da suspensão, 150 milímetros na dianteira e 150 mm na traseira.
A motocicleta também adota o mesmo painel de LCD e o mesmo sistema de freios – um disco por roda – da Scrambler 400 X. O ABS e o controle de tração são ajustáveis como de costume e podem ser parcialmente desligados (modo off-road). O assento está a 835 mm do solo.
Algumas outras diferenças podem ser encontradas nos equipamentos. Nesse sentido, a XC é uma X com todos os acessórios disponíveis. Entre eles, estão uma entrada USB, grade do radiador, a protetor inferior do motor e as proteções laterais em alumínio, além do para-brisa pintado na cor da moto.
Na Índia, onde a Bajaj, parceira da Triumph, fabrica os modelos de 400 cc, a nova Scrambler 400 XC foi lançada em meados de maio. Agora, o modelo foi anunciado na Europa, disponível nas redes de concessionárias a partir de setembro de 2025.
Três esquemas de cores frescos e contemporâneos – Amarelo Racing, Cinza Storm e Branco Vanilla estarão disponíveis, com o logotipo Triumph preto, combinando com os bocais de abastecimento pretos com joelheiras e um assento preto de duas peças para o piloto e garupa.
Os preços da Scrambler 400 XC giram em torno dos 7.000 euros, significativamente mais altos do que os da Scrambler 400 X, que começam em € 6.000. Mas, para justificar o preço, uma X com os acessórios da XC custaria alguns euros a mais e não teria o para-brisa pintado nem o para-lama elevado.








