A Triumph apresentou hoje (3) a sua linha Scrambler 1200 para 2024 trazendo, como grande destaque, uma nova versão mais barata e acessível, a X, enquanto que a versão XE foi renovada e ficou mais robusta.
Ambas compartilham a mesma plataforma, um quadro treliçado de aço e motor bicilíndrico em linha de 1200cc que ganhou um corpo de acelerador de 50 mm revisado e novos coletores de escapamento projetados para melhorar o torque a partir de 5.000 rpm.
Apesar do grande deslocamento, o motor disponibiliza no total apenas 90 cv, mas que agora chega 250 rpm mais cedo, aos 7.000 giros. O conhecido torque máximo de 110 Nm também foi antecipado, aparecendo em apenas 4.250 rotações (uma redução de outros 250 rpm).
Também são compartilhados os aros raiados de alumínio que dispensam câmara, com 21 polegadas na frente e 17 na traseira. A X é calçada com pneus Metzeler Karoo Street, de dupla finalidade, enquanto a XE recebeu um conjunto Metzeler Tourance, mais robusto.
É aqui que começam a aparecer as diferenças. A distância entre-eixos da XE é 57 mm mais longa (2.330 mm), em parte graças a um braço oscilante de alumínio fundido 32 mm mais comprido, o que ajuda na estabilidade off-road. A XE também tem um guidão 65 mm mais largo.
Enquanto a X utiliza garfos invertidos não ajustáveis de 45 mm, com 170 mm de curso, a XE contém garfos com 250 mm de curso e ajuste total em ambas as extremidades. Por isso, você também encontrará um assento muito mais alto, com 870 mm de altura.
Para parar, enquanto a versão X utiliza um par de discos flutuantes de 310 mm e pinças axiais de dois pistões Nissin na dianteira, a XE vem com discos de 320 mm mordidos por pinças monobloco radiais Brembo Stylema M4.30 de quatro pistões.
No pacote eletrônico, a X inclui cinco modos de pilotagem, ABS sensível à inclinação, painel LCD/TFT dividido e iluminação totalmente de LED. Já a XE recebe um modo de pilotagem “Off-Road Pro” adicional, uma lanterna traseira menor e para-lamas de alumínio escovado.
Para tornar a sua motocicleta mais pessoal, a Triumph ainda disponibiliza, como de hábito, uma vasta gama de opcionais, com mais de 70 peças extras para você escolher. O preço e a disponibilidade não foram anunciados. Os modelos provavelmente estarão no Brasil em 2024.