A Triumph apresentou no Salão de Milão a nova geração da Tiger Explorer 1200, que foi extensamente testada e aprimorada ao longo do ano. A big trail ganhou mais atributos eletrônicos, a pedido dos próprios proprietários em uma pesquisa.
Depois de revelar a última geração da Tiger Explorer 800 exatamente um ano atrás, a Triumph passou 2015 testando e lapidando a versão de 1200 cilindradas. A marca inglesa chegou a realizar uma extensa pesquisa com os proprietários (que incluiu outros modelos) perguntando o que gostariam que a nova moto tivesse.
O resultado foi poucas alterações mecânicas, mas muitas eletrônicas. A Tiger Explorer 1200 recebeu até a sofisticada unidade de medida inercial (IMU), capaz de medir o ângulo de inclinação e otimiza o controle de tração e ABS em conformidade.
É uma centralina que poucas motos tem, sendo a mais notável, a Yamaha R1. Há cinco modos de pilotagem no total e um recurso muito interessante chamado “Hill Roll”, que impede a pesada motocicleta de andar para trás em uma subida. ABS (incluindo em curvas), controle de tração, ambos de vários níveis também fazem parte do pacote.
São, ao todo, seis versões diferentes, exatamente com a mesma nomenclatura da Tiger 800: XC, XCx, XCa, XR, XRx e XRt. Para ficar mais fácil de entender, tudo se resume à duas vertentes. As “XC” são mais orientadas para o uso off-road, com diferentes níveis de instrumentação. As “XR” são mais de estilo motard, para um uso primordialmente em asfalto, com os mesmos degraus de instrumentação entre as versões.
Apesar das diferentes versões, todas elas usam o mesmo motor, de três cilindros em linha e 1215cc, com transmissão por cardã. As especificações completas ainda não foram liberados, mas a Triumph diz que o propulsor está com mais potência e uma curva de torque linear em toda as rotações. As suspensões são da marca WP, semi ativas e completamente ajustáveis.
A Tiger 1200 recebeu embreagem “assistida” para deixar o manete leve e um novo escapamento, que segundo a marca produz um ronco “ressonante distintivo”. Uma definição bem inglesa. Há duas variações na altura do assento, assim como manoplas aquecidas para-brisas com regulagem elétrica e monitoramento da pressão dos pneus e cruise control, tudo para que o viajante se senta um verdadeiro ‘rei da Inglaterra’.
A Triumph batalha árduamente para não perder terreno em um segmento cuja concorrência aumentou muito nos últimos anos. Apenas em 2015, duas novas big trail chegaram: a Honda CRF1000L África Twin e a recém apresentada Ducati Multistrada Enduro. Além delas, a Tiger 1200 já enfrentava a líder BMW R 1200 GS, KTM 1190 Adventure e Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré. A briga está cada vez mais bonita.
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