A Triumph revelou hoje (23) maiores detalhes da TE-1, que vem a ser a primeira motocicleta elétrica da história da marca. Com ela, os britânicos pretendem seduzir até o mais tradicionalista dos motociclistas, que não abre mão dos combustíveis fósseis.
Com clara influência na linha Street Triple e Speed Triple, o conceito TE-1 possui 175 cv de potência e cobre cerca de 200 km antes de uma recarga. E o melhor de tudo: 80% dessa carga é atingida em apenas 20 minutos, pouco mais do que uma parada tranquila em um posto de gasolina.
Sem experiência com powertrains elétricos, a Triumph estabeleceu parceria com outras empresas, como a Williams Advanced Engineering (aquela mesmo da Fórmula 1) e o Warwick Manufacturing Group (WMG), da Universidade de Warwick. Os subsídios vem do programa “zero emissões” do governo local britânico.
Cada uma delas ficou responsável por uma parte do projeto. A Williams a bateria; a WMG a modelagem de computador e a Triumph o desenvolvimento do chassi, onde se concentrou em fazer algo reconhecível e sedutor ao motociclista acostumado a motores a combustão.
“O que queríamos fazer era investigar como você poderia criar uma moto elétrica que convencesse alguém a considerar uma moto elétrica, ou mesmo afastá-lo de algo com motor de combustão interna“, disse Steve Sargent, diretor de produtos da Triumph. “Para fazer isso, temos que entender o cliente, como ele usa suas motos e o que gostariam delas. Para que as motos elétricas cresçam, deve ser uma escolha natural para alguém, porque a moto é desejável por si só.“
A bateria, que utiliza o mesmo sistema de células da Fórmula E, tem aproximadamente 15 kWh de capacidade pesando apenas 10 kg. Conseguir o menor peso possível era um dos principais objetivos, para manter o centro de gravidade da motocicleta baixo e, assim, garantir uma boa manobrabilidade.
O projeto de motos elétricas da Triumph foi anunciado em maio de 2019 após uma clínica com seus clientes, que haviam acenado com interesse para uma moto elétrica. O que vem a seguir? O anúncio de hoje completa a fase dois do projeto. Os britânicos dizem que a fase três, provavelmente uma prévia do protótipo que eles estão testando, é esperada para outubro.