Conforme prometido, a Triumph divulgou ontem (4) mais fotos e especificações técnicas da Speed Twin 1200, nova integrante de sua linha de clássicas. A motocicleta promete oferecer altas doses de emoção com seus quase 100 cv.
Revelada oficialmente em um evento em Paris, a nova Speed Twin 1200 ocupa o topo da linha retrô da marca britânica, ao lado da igualmente recente Scrambler 1200. Como era de se esperar, os dois modelos compartilham o mesmo motor, diferindo-se na proposta.
Trata-se de um motor bicilíndrico em linha com 8 válvulas e refrigeração líquida, capaz de render 97,3 cv de potência a 6.750 rpm, com um torque de 11,42 kgf.m a apenas 4.950 rotações, totalmente compatível com o Euro4. O cabeçote é de alta compressão, como visto na Thruxton.
O quadro é de aço tubular com berço de alumínio, mesmo material do braço oscilante. A altura do assento é de 807 mm, tornando-a acessível para quem tem pouca estatura. O tanque de combustível comporta 14,5 litros e o peso (a seco) é de 196 quilos. O câmbio tem seis marchas com embreagem assistida.
A suspensão fica a cargo da marca japonesa Kayaba, com garfos de 41mm na dianteira e dois amortecedores com 120mm de curso, ajustáveis na pré-carga na traseira. As rodas de 17 polegadas são contidas por discos de 305 mm, com pinças Brembo na frente e Nissin atrás, mesma configuração da Street Triple 765.
A parte eletrônica, como em toda a linha, é básica contendo principalmente três modos de pilotagem e controle de tração comutável. Ao contrário da Street Twin, o painel da Speed Twin possui dois “copinhos”, o da esquerda com o velocímetro e o da direita com o conta-giros. Ambos são analógicos e contam com demais informações digitais.
O preço e a data de chegada às concessionárias europeias ainda estão para serem anunciados, o que provavelmente será feito em fevereiro de 2019. Sua chegada ao Brasil é uma incógnita, mas a Triumph não costuma perder muito tempo em trazer suas novidades para cá.