A Triumph divulgou hoje (19) todas as especificações técnicas da Rocket TFC, versão topo de linha da renovada cruiser que será apresentada oficialmente no final do ano.
Algumas informações já haviam saído no mês passado, mas somente agora os números exatos de potência e torque foram divulgados: 181,9 cv a 7.000 rpm e impressionantes 22.93 kgf.m a apenas 4.000 rotações, mais do que havíamos previsto anteriormente.
Isso transforma a Rocket TFC no modelo do segmento Custom/Cruiser mais forte do mercado. Para se ter uma ideia, a Ducati Diavel, sua rival direta apresenta “apenas” 159 cv a 9.500 rpm e 13.1 kgf.m a 7.500 rpm.
Os britânicos também revelaram o peso da Rocket TFC: 290 kg a seco. Parece muito, mas se considerarmos que a antiga Rocket III pesava 334,5 quilos, não está mal, está? A redução de 44,5 kg é quase tão impressionante quanto os números de potência.
O motor de três cilindros longitudinais recebeu profundas modificações internas. Sua cilindrada, por exemplo, foi aumentada de 2.300cc para 2.458 cm³ e as válvulas agora são de titânio, o que possibilitou que o limite de rotações fosse elevado.
Para controlar toda essa brutalidade, a motocicleta recebeu pacote eletrônico mais completo disponível, ou seja: quatro modos de pilotagem, controle de tração, ABS em curvas, cruise control, quickshifter, autoblipper, e controle de assistência em subidas. Tudo controlado pelos punhos e visualizado em um novo painel TFT.
As primeiras informações sobre a nova Rocket surgiram em dezembro do ano passado quando o modelo foi mostrado em uma conferência interna da Triumph. Logo em seguida a marca confirmou a existência da TFC, sigla para “Triumph Factory Customs”, uma nova divisão de alta especificação semelhante à CVO da Harley-Davidson.
A Triumph Rocket TFC deve ser apresentada ao vivo e a cores apenas no Salão de Milão, que esse ano acontece entre 5 e 10 de dezembro, na Itália. Além dela, os britânicos devem disponibilizar uma versão standard, que tem sido frequentemente flagrada em testes.
Triumph Rocket TFC – Ficha Técnica |
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Tipo de motor | 3 cilindros em linha, refrigerado a líquido, DOHC |
Capacidade | 2.458 cm³ |
Diâmetro/Curso | 110,2 mm x 85,9 mm |
Potência Máxima |
181,9 cv a 7.000 rpm |
Torque máximo | 22.93 kgf.m a 4.000 rpm |
Sistema de combustível | Ride By Wire, combustível injetado |
Escape | Inoxidável 3 em 1 com silenciadores de 3 saídas da marca Arrow |
Movimentação final | Eixo cardã |
Embreagem | Hidráulica, deslizante |
Caixa de câmbio |
6 velocidades |
Chassi |
Quadro de alumínio completo |
Instrumentos | Conjunto de instrumentos multifuncionais TFT com velocímetro digital, computador de bordo, tacômetro digital, indicador de posição de marcha, indicador de combustível, indicador de serviço, temperatura ambiente, relógio e modos de pilotagem (Rain/Road/Sport /Custom) – Triumph Connectivity System disponível como opcional |
Braço Oscilante |
Balança monobraço de Alumínio fundido |
Roda da frente | Alumínio fundido de 17 x 3,6 polegadas |
Roda traseira | Alumínio fundido de 16 x 7,5 polegadas |
Pneu Dianteiro | 150/80 R17 V |
Pneu Traseiro | 240/50 R16 V |
Suspensão dianteira | Garfos invertidos Showa de 47mm reguláveis na compressão e rebote, 120mm de curso |
Suspensão traseira | Amortecedor Showa totalmente ajustável com ajuste hidráulico remoto de pré-carga, curso de 107 mm |
Freio Dianteiro | Discos duplos de 320 mm, pinças radiais monobloco Brembo M4.30 Stylema de 4 pistões, cornering ABS |
Freio Traseiro | Disco único de 300 mm, Brembo M4.32 pinça monobloco de 4 pistões, cornering ABS |
Altura do assento | 773 mm |
Ângulo de Cáster |
27,9º |
Trilha | 134,9 mm |
Peso a seco | 290 kg |
Capacidade do tanque de combustível | 19 litros |