A Triumph revelou, no último fim de semana, pela primeira vez diante de um grande público, o protótipo de motocross que está desenvolvendo para 2024. A motocicleta chama-se TF 250X.
A revelação foi feita de surpresa no último sábado (23), durante o AMA Supercross, no Los Angeles Memorial Coliseum diante de uma grande plateia. Os dois pilotos do show foram os co-desenvolvedores, Ricky Carmichael e Jeff “Six Time” Stanton.
Em 2021, a Triumph anunciou a criação de um programa Off-Road, para competir em modalidades importantes do motocross e enduro. Para obter sucesso, os britânicos contrataram uma série de pilotos vitoriosos no ramo, como Carmichael, Ivan Tedesco, Clement Desalle e outros.
Eles também anunciaram a criação de uma motocicleta inteiramente nova, de 250cc, que vem sendo mostrada aos poucos. Em agosto desse ano, eles revelaram o motor. No início desse mês apareceram as primeiras fotos do modelo em testes.
Na demonstração de sábado, pela primeira vez temos acesso ao nome oficial da motocicleta, TF 250X. As imagens também confirmam algumas suspeitas de detalhes do projeto. O quadro por exemplo, não é em cromo-molibdênio, como os da KTM, e sim de alumínio.
A construção do chassi parece ser uma forma híbrida da conhecida estrutura de ponte feita de alumínio dos três fabricantes japoneses, Honda, Yamaha e Kawasaki, com a construção da KTM. O quadro é do tipo berço semi-duplo ligado diretamente à cabeça de direção.
A expectativa é de que a Triumph apresente todos os detalhes no final do ano, como preparação para as temporadas 2024 do AMA Supercross e do Mundial de Motocross, na qual deve participar na categoria MX2 (250cc). Mais para frente, um modelo de 450cc também está nos planos.