Foram descobertos registros de patente que revelam os planos da Triumph em renomear dois de seus modelos, Street Twin e Street Scrambler, que podem se chamar “Speed Twin 900” e “Scrambler 900”.
Os documentos, registrados no escritório de patentes da Austrália, revelam a continuidade de uma tendência aplicada pela Triumph nos últimos anos: a de simplificação de seus nomes. A Tiger 1200 Explorer (que ainda tinha uma variedade de subdivisões como XCA e XCX) passou a ser apenas Tiger 1200, agrupada em GT ou Rally.
Na mesma época, a hypernaked Triumph “Speed Triple” recebeu o acréscimo de um “1200” em seu nome oficial quando chegou a nova geração em 2020, que contém um novo motor de 1.160 cm³ ao invés dos 1.050 cm³ anteriores. O mesmo deve acontecer com a Street Twin e Street Scrambler.
As mudanças tem como objetivo simplificar a linha e fazer com que os modelos soem mais diretos para um cliente, já que o o acréscimo da cilindrada parece ser um importante item de diferenciação. Além disso, as palavras “Street” e “Speed” soam parecidas demais, mesmo para alguém acostumado com o inglês.
Os fabricantes não renomeiam os modelos com muita frequência, mas isso acontece. Geralmente é feito quando é feita uma grande mudança. No caso da BMW R1200GS, por exemplo, que passou a ser R1250GS (e em breve, R1300GS e R1400GS). A Yamaha simplificou os nomes Tracer 700 e Tracer 900 como Tracer 7 e Tracer 9 no ano passado.
Se as alterações se confirmarem na prática, a Street Triple será a única motocicleta a permanecer com o nome “Street”. Não seria surpresa para nós se a Triumph também planejasse uma mudança de nome aqui, renomeando a motocicleta como Speed Triple 765 deixando-a mais alinhada com sua irmã maior, Speed Triple 1200.