Apesar do sucesso da “Daytona Moto2 765 Limited Edition”, a Triumph não garante a volta da supersport em um modelo de produção regular. “Dependerá da demanda“, disseram.
A Daytona, que estava fora de catálogo desde 2016 voltou em uma edição limitada 765 unidades que reúne o que a marca britânica aprendeu fornecendo motores à Moto2 desde o início do ano. A motocicleta tem o seu motor baseado na Street Triple 765 RS.
“Esta é a versão final desta Daytona; portanto, se a Daytona ressuscitar no futuro, será uma nova plataforma, efetivamente“, disse o gerente de produtos da Triumph Steve Sargent ao Motorcycle News, que ainda mostrou-se evasivo sobre a volta do modelo.
“Isso [a volta da Daytona] depende da demanda dos clientes e ao que as pessoas querem da Triumph“, lembrou. “Essa Daytona contém o primeiro motor com as coisas que aprendemos com a Moto2, especialmente em altas rotações e na obtenção de melhores cabeçotes e sistemas de exaustão“, explicou.
Leia também
Nova Triumph Tiger XR 2020 é flagrada novamente
Triumph pode estar preparando Speed Triple com 1160cc para 2020
Triumph Street Triple R e RS receberão atualizações em 2020
Com diversas mudanças internas em relação à Street Triple 765 RS, o motor da Daytona 765 contém pistões forjados com especificação MotoGP, válvulas de titânio, novos perfis na câmara de combustão, novas bielas, virabrequim e uma taxa de compressão mais alta. O resultado são 130 cv a 12.250 rpm e 8,15 kgf.m de torque a 9.750 rpm.
“Construímos uma moto de desenvolvimento e a rodamos, e todos se apaixonaram por ela“, disse o engenheiro-chefe da Triumph, Stuart Wood. “Estávamos tentando testar o motor de Moto2, mas constatamos absolutamente de que esse propulsor precisava de uma Daytona“.
Embora a potência final não seja impressionante, Wood garante que a Daytona 765 é muito superior à 675R em diversos aspectos. “Em termos de potência, é apenas um pouco maior, mas em termos de torque médio, você tem cerca de 20% a mais. É mais sobre dirigibilidade em curvas e a aceleração através das trocas de marcha“, garante.
Quem também rasgou elogios à Daytona 765 foi o ex-piloto Loris Capirossi. “Estou realmente impressionado porque a moto é inacreditável“, disse. “Você pode mudar de direção rapidamente e a frenagem é boa, mas o que eu mais gosto é o motor. É fantástico e quando a experimentei disse ‘uau, isso realmente parece uma moto de corrida’. Imediatamente decidi comprar uma porque realmente gostei“.
A Daytona Moto2 765 Limited Edition será produzida em duas variações: uma para o mercado norte-americano e outra para o resto do mundo. As diferenças são pequenas, como detalhes de tinta vermelha e indicadores revisados. O preço anunciado é de 15.765 libras, pouco mais de R$ 79 mil reais.