Em 2022, a Triumph vai completar 120 anos vendendo motocicletas, o que significa uma overdose de celebrações pelas redes sociais. O pontapé inicial foi dado agora, com a localização e restauro de seu primeiro protótipo, datado de 1901.
A marca britânica fez suas primeiras vendas oficiais em 1902, mas havia um rumor de longa data de um modelo que existia em anúncios antigos de 1901. Uma bicicleta Triumph padrão foi usada, com o motor fornecido por outra marca histórica, a belga Minerva. Diz a lenda que o protótipo foi feito para medir o interesse público por uma motocicleta. Avance 120 anos e podemos dizer que há, sim, muito interesse.
O colecionador líder da Triumph, Dick Shepherd, foi quem descobriu e restaurou o protótipo. Junto com a moto, o colecionador também conseguiu uma carta da Triumph, datada de 1937, que descreve as origens únicas do modelo e fornece detalhes importantes, como o número do motor consistente com os registros e o código que aponta para a parceria da Triumph com a Minerva.
“Tendo sido abordado por um amigo de um colecionador, que infelizmente faleceu recentemente, para avaliar uma Triumph antiga, fiquei incrivelmente animado ao descobrir que a moto tinha detalhes únicos que não estavam presentes nas primeiras Triumphs de produção“, disse Shepherd. “O significado histórico desta motocicleta tornou-se incrivelmente claro.“
Apresentado pela primeira vez no Salão de Birmingham, no último final de semana, A motocicleta será acionada e pilotada em público primeira vez em mais de 100 anos no próximo dia 14 de dezembro, na sede da marca, em Hinckley, onde será exibida junto com o milionésimo Triumph construído em uma nova exposição de aniversário.