A Triumph liberou hoje (16) mais fotos da nova Tiger 1200 e algumas informações técnicas. O motor, por exemplo, foi bastante modificado e tem um novo virabrequim, com a mesma ordem de disparos da Tiger 900.
As fotos revelam a Tiger 1200 em seu habitat natural, as estradas de terra. Embora ainda esteja levemente camuflado, o protótipo confirma a principal novidade da motocicleta: uma substancial redução de suas dimensões, a começar pelo motor, que está mais compacto e inclinado para a frente do que o modelo anterior.
Atualizado para os últimos padrões de emissões do Euro5, o motor de três cilindros em linha recebeu uma nova ordem de disparos dos cilindros no virabrequim, 1-3-2, o que os britânicos chamam de “T-Plane” e já tinha sido introduzida na Tiger 900 apresentada em novembro de 2019.
De acordo com os engenheiros britânicos, essa ordem de disparos cria um intervalo maior entre os pulsos de dois dos três cilindros, o que melhora o caráter e a facilidade de uso em rotações mais baixas. O ronco do motor também muda um pouco e se aproxima de um bicilíndrico em linha, o que pode desapontar alguns fãs.
Embora visualmente a Tiger 1200 tenha se distanciado um pouco da BMW R1250GS e se aproximado da Honda CRF1100L Africa Twin, os britânicos insistem que máquina alemã ainda é rival mais próxima, “a única outra moto com eixo cardã na categoria”, disseram. Característica que realmente faz diferença para quem roda bastante e no off-road.
Assim como a Tiger 900, a Tiger 1200 deve reunir várias versões, como Rally e Rally Pro, orientadas para o Off-Road; e GT e GT Pro, para quem prefere ficar no asfalto. A Triumph ainda não anunciou um cronograma para o lançamento, mas tudo indica que isso deve acontecer nas próximas semanas.