Depois de lançar no mercado nacional a nova Tiger Explorer XR e XCx, agora a Triumph inicia as vendas da versão topo de linha, Tiger Explorer XCa. O modelo chega esta semana às 14 concessionárias brasileiras com preço de R$ 78.500,00.
Além de todos os equipamentos que já estavam presentes no modelo XCx, a nova XCa traz também sofisticações a mais como dois novos modelos de pilotagem (“esportivo” e “piloto”), para-brisas com ajuste elétrico, bancos com aquecimento, pedaleiras em CNC e faróis de neblina em LED.
Todos os modelos da família são equipados com o mesmo motor tricilíndrico, de 1.215 cm³ e 12 válvulas, capaz de desenvolver 139 cv a 9.300 rpm e 12,54 kgf.m de torque a 6.200 rotações. Para fazer um melhor uso desta potência, a motocicleta possui embreagem deslizante (slip assist), evitando o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
Na parte ciclística, a Big Trail possui garfos telescópicos WP de 48 mm com retorno ajustável e amortecimento por compressão. Toda a linha conta, na dianteira, com dois discos oscilantes de 305 mm, monobloco Brembo de quatro pistões e fixação radial e, na traseira, com um disco único de 282 mm, com pinça deslizante de dois pistões.
Unidade de Medição Inercial e Suspensão Semi-Ativa
Um dos principais diferenciais da Tiger Explorer XCa é a suspensão semi-ativa TSAS (ou Triumph Semi Active Suspension). Trata-se de uma tecnologia de ponta que ajusta continuamente a suspensão, conforme a pilotagem em qualquer superfície, velocidade, peso do piloto, carga útil e terreno.
O sistema TSAS oferece ao piloto a capacidade de escolher entre “road” e “off-road”, com configurações pré-definidas. Cada uma ainda possui nove diferentes etapas facilmente selecionáveis, que vão de “conforto” a “sport”. Outro detalhe interessante do modelo (que não está disponível nos concorrentes) é o controle de parada em ladeiras (Hill Hold Control System), que aumenta bastante a segurança do piloto ao parar a moto numa subida.
Os novos modos de pilotagem (“estrada”, “chuva”, “off-road”, “esportivo” e “piloto”) oferecem a capacidade de configuração da moto para se adequar às condições de pilotagem através de um menu de fácil uso. Estes modos de pilotagem incorporam as configurações do TSAS, freios ABS, controle de tração e mapas de aceleração. A seleção pode ser feita de modo rápido e fácil, mesmo em movimento.
Isso foi possível graças à sofisticada Unidade de Medição Inércial da Bosch (ou Inertia Measurement Unit), que faz a medição contínua do comportamento da motocicleta e de seus movimentos, de acordo com a taxa de inclinação do piloto, esterçamento e aceleração vertical, longitudinal e lateral. Trata-se de um software disponível ainda somente em motos exclusivíssimas como Ducati Multistrada e Yamaha YZF-R1.
O visual do novo modelo, apesar de renovado no ano passado, mantém a personalidade inconfundível da Tiger Explorer. Detalhes como os novos painéis junto ao tanque de combustível e as novas carenagens do radiador tornam essas linhas ainda mais marcantes criaram um novo design, moderno, que também ajuda a desviar o calor e o vento do piloto em viagens.
Triumph Tiger Explorer 1200 XCa – Ficha Técnica
Motor: DOHC, 12 válvulas, três cilindros em linha, refrigeração líquida
Cilindrada: 1215 cm³
Diâmetro x Curso: 85 mm x 71,4 mm
Potência máxima: 139 cv a 9.300 rpm
Torque Máximo: 12,54 kgf.m a 6.200 rpm
Alimentação: Sistema Ride by Wire, injeção de combustível
Capacidade de óleo: 4,5 L
Transmissão
Câmbio: seis marchas
Transmissão final: eixo cardã
Embreagem: Banhada a óleo, multidiscos operada hidraulicamente, auxiliar de torque
Chassi
Quadro: treliça tubular de aço
Braço Oscilante: Unilateral, liga de alumínio fundido
Roda dianteira: 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 19 x 3,0 polegadas
Roda traseira: 32 raios, aro de alumínio, para pneus sem câmara de ar, 17 x 4,5 polegadas
Pneu dianteiro: 120/70 R19
Pneu traseiro: 170/60 R17
Suspensão dianteira: Garfos invertidos WP 48 mm, com ajuste eletrônico de amortecimento, curso de 190 mm
Suspensão traseira: Monoshock WP, com ajuste eletrônico de amortecimento, 193 mm de curso de roda
Freio dianteiro: Discos flutuantes duplos de 305 mm, pinças radiais Brembo monobloco de 4 pistões, ABS comutável
Freio traseiro: Disco único 282 mm, pinças Nissin flutuantes de 2 pistões, ABS comutável
Dimensões e capacidades
Tanque de combustível: 20 L
Comprimento: 2.230 mm
Largura: 830 mm (930 mm com protetores de mãos)
Altura (sem espelhos retrovisores): 1.470 mm (1.540 mm com o para-brisa na posição mais alta)
Altura do assento: 837 mm – 857 mm
Distância entre eixos: 1.520 mm
Peso seco: 258 Kg
Inclinação/Trail: 23,1º/99,2 mm