A Triumph está lançando no mercado brasileiro a versão 2015 da Tiger 800, cujas vendas nas concessionárias terão início em abril em duas versões: Tiger 800 XRx e Tiger 800 XCx. Montadas em Manaus (AM) desde o início deste mês, as duas versões trazem novo visual e muito mais tecnologia.
Apresentada no Salão de Milão, na Itália, em Novembro do ano passado, a nova Tiger 800 possui, na verdade, quatro versões diferentes. XR, XC e as duas “topo de linha” que estão vindo ao Brasil: XRx e XCx. A moto ganhou pequenas modificações estéticas, no qual se destacam a nova proteção para o radiador e novas linhas no painel lateral do tanque de combustível.
Além de estéticas, algumas mudanças cumprem outras funções. O novo design do tanque (com capacidade para 19 litros), por exemplo, também proporciona uma canalização do ar quente do motor para longe das pernas do piloto.
Os retoques práticos são muitos. Além da altura do banco ajustável e do posicionamento do guidão, a moto também vem com um ajuste rápido de altura para o farol para viagens a dois, uma tomada elétrica auxiliar próxima à ignição e um protetor de cárter de alumínio, de série em todos os modelos. O pára-brisa é ajustável, sem a necessidade de ferramentas. As duas versões também são equipadas com protetores de mão.
Este é um lançamento muito importante para a Triumph, especialmente no mercado brasileiro, onde a linha Tiger representa cerca de 70% das vendas da marca. As duas novas versões XRx e XCx chegam para se tornar referência em estilo, tecnologia e desempenho neste segmento. (Marcelo Silva, gerente Geral da Triumph Motorcycles Brazil)
MAIS TECNOLOGIA
A tecnologia é um dos principais pontos que diferencia a nova Tiger. Isso inclui uma série de recursos como acelerador eletrônico “Ride by Wire”, freio ABS comutável, controle de tração, diferentes mapas de aceleração, modos de pilotagem selecionáveis, piloto automático, entre outros itens.
O ABS comutável é padrão em todos os modelos da linha Tiger 800 e utiliza a mais avançada tecnologia para prevenir o travamento das rodas. O sistema pode ser ligado ou desligado, de acordo com a necessidade do usuário. Os pilotos podem personalizar suas escolhas para o sistema de freios ABS através dos três modos de pilotagem avançados.
Por exemplo, quando o modo off-road é selecionado, o ABS é desabilitado para a roda traseira e o sistema também permite, em algum nível, o travamento da roda dianteira.
O sistema Triumph de Controle de Tração (TTC) está presente nas duas versões. O piloto pode selecionar a sua configuração de TTC para “ligado” ou “desligado”. A versão XCx conta também com as configurações “estrada” e “off-road”, além de “ligado”e “desligado”.
Assim como acontece com o ABS, no modo “off-road”, o controle de tração permite maior deslize da roda traseira em comparação ao modo “estrada”. Os motociclistas podem configurar suas preferências do controle de tração em conjunto com os ajustes dos três modos de pilotagem, aumentando ainda mais a praticidade e a versatilidade da motocicleta.
MAPAS DE ACELERAÇÃO
Permitindo a escolha entre quatro diferentes mapas de aceleração, os usuários podem selecionar a melhor configuração de acordo com suas preferências e condições climáticas. As diferenças entre os mapas são definidas pela abertura da aceleração: o motor fornece potência máxima em todos os mapas, mas o piloto precisa de diferentes acionamentos do acelerador para obter a mesma resposta.
O modo “chuva”, por exemplo, reduz a resposta da aceleração para se adequar a situações onde há umidade e risco de derrapagem. Já o modo “esportivo” proporciona uma resposta mais agressiva e rápida, sendo necessário um menor acionamento do acelerador.
No modo “off-road”, a aceleração é otimizada para encarar trilhas e terrenos não pavimentados. O modo “estrada” é a configuração padrão, oferecendo uma aceleração extremamente linear e suave para as condições do dia a dia.
TRÊS MODOS DE PILOTAGEM
São três modos de pilotagem disponíveis na nova Tiger 800: “estrada”, “off-road” (que reduz automaticamente o ABS, controle de tração e os mapas de aceleração) e “pilotagem programável”. Este último modo é completamente ajustável e permite ao piloto estabelecer suas próprias preferências para ABS, controle de tração e selecionar um dos quatro mapas de aceleração disponíveis.
Todos esses recursos podem ser acionados através de um botão, com a moto em movimento. Entretanto, com um recurso de segurança, se o piloto optar por um modo que desative os freios ABS ou o controle de tração é necessário que o piloto pare e acione o modo para que só então estes sistemas sejam efetivamente desativados.
Outra novidade do modelo britânico é a inclusão do piloto automático – é a primeira motocicleta da categoria equipada com este recurso e um item de série nas duas versões, muito útil em longas viagens. O painel é completo, com computador de bordo que informa tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.
MOTOR MAIS EFICIENTE
O tradicional motor Triumph de três cilindros, com 95 cv é basicamente o mesmo, mas recebeu alguns aperfeiçoamentos internos que diminuíram os ruídos e melhoraram seu desempenho. O consumo de combustível também foi consideravelmente reduzido – em até 17% em um trajeto de “uso misto”, aumentando a autonomia.
A mais urbana XRx utiliza suspensão Showa, com garfo dianteiro USD, agora em preto anodizado e curso de 43 mm. A suspensão traseira possui um amortecedor único e totalmente regulável. As rodas são de alumínio, com 17 polegadas de diâmetro na traseira e 19 polegadas na dianteira.
A XCx, mais adequada para o uso off-road, vem com suspensões WP, também de 43 mm, com rebote e amortecimento de compressão, facilmente ajustável através de dispositivos nas cabeças do garfo. Essa versão utiliza aro 21 na dianteira, mais adequado em pisos irregulares.
São três opções de cores: branco (Crystal White), preto (Phantom Black) e azul (Caspian Blue). Um conjunto de pacotes de acessórios foi desenvolvido, com opções “esportivo”, “conforto”, “viagem”, “proteção” e “bagagem”. Assim, os pilotos podem personalizar a moto segundo suas necessidades e preferências pessoais.
As novas Tiger 800 XRx e Tiger XCx começam a ser vendidas com preço sugerido de R$ 42.190,00 e R$ 45.390,00, respectivamente. A marca inglesa espera comercializar 1.500 unidades no Brasil em 2015, entre as duas versões.