A Triumph apresentou hoje (12) uma edição limitada da cruiser Rocket III que homenageia Evel Knievel. O lendário acrobata norte-americano utilizou muitas motos da marca britânica em seus saltos.
O mais famoso deles talvez seja o salto sobre as fontes do hotel Ceasars Palace em Las Vegas, que aconteceu em 31 de dezembro de 1967. A empreitada, com o modelo T120 TT, acabou desastrosamente mal, com Knievel no hospital. Mas a publicidade foi tremenda e impulsionou sua carreira.
“Evel Knievel realizou muitas acrobacias em motocicletas Triumph durante os anos 1960, mas seu salto no Caesar’s Palace em uma T120 TT foi o momento em que ele criou uma lenda que inspirou gerações de fãs”, disse o diretor comercial da Triumph, Paul Stroud, que planejou a série com a família Knievel.
Para homenageá-lo, a Triumph criu uma pintura em branco, azul e vermelho com estrelas e listras que emulam os trajes espalhafatosos que Knievel utilizou, além de uma tela de inicialização exclusiva e a sua assinatura gravada a laser em dourado nas tampas do motor e no banco de couro.
Apenas 250 unidades do modelo Rocket III e outras 250 da Rocket III GT serão produzidas, cada uma com uma placa com a numeração do chassi, um livro de capa dura numerado individualmente, escrito por Stuart Barker e autografado pelo CEO da Triumph, Nick Bloor.
Mecanicamente não foram feitas modificações na cruiser, que com o seu imenso motor de três cilindros longitudinais de 2.500cc, é o maior em deslocamento volumétrico produzido em série na atualidade. São 182 cv de potência máxima e 225 Nm de torque. Imagine Knievel com isso na época…
Mas a Rocket III conta com um arsenal de eletrônicos para manter tudo sobre controle, como acelerador ride-by-wire, ABS em curvas, modos de pilotagem, controle de tração, controle de cruzeiro, assistente de subidas – para ajudar a segurar o rojão – e muito mais.
A ciclística também é de primeira, com suspensão Showa completamente regulável na frente e atrás e pinças de freio radiais Brembo Stylema. As entregas na Europa começam em fevereiro de 2025, por volta dos 30.000 euros. Sim é uma moto caríssima…