A Triumph anunciou ontem (22) que no próximo mês já estará disponível nas concessionárias da marca no País a Street Scrambler 1200 XE. A motocicleta será comercializada por R$ 59.990,00.
Apresentada mundialmente em outubro do ano passado, a linha Scrambler 1200 possui duas versões: a urbana XC e a esportiva XE, com reais capacidades para se sair bem no off-road. Tanto é que o modelo já competiu oficialmente em ralis e se saiu muito bem.
O motor é o mesmo bicilíndrico em linha que equipa a Bonneville, Thruxton e Bobber T120 desde 2016. Um propulsor capaz de render 90 cv a 7.400 rpm (cerca de 38% a mais que a Street Scrambler 900) e um torque de 110 nm a 3.950 rpm, uma melhoria de 37,5% sobre a sua irmã menor.
É na ciclística que a Scrambler 1200 XE se destaca. O braço oscilante (579mm), por exemplo, foi alongado em relação à XC para melhorar a tração longe do asfalto. As bengalas Showa são mais robustas (47mm) e de curso mais longo. O amortecedor traseiro Öhlins é completamente regulável.
Mais alta, tanto ao guidão (1250mm contra 1200mm na XC), quanto no assento (87cm contra 84 na XC) e comprimento (2.325mm e 2285mm) a Scrambler 1200 XE possui rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Os discos de freio tem 320 mm com pinças Brembo M50 monobloco e cilindro mestre radial. O ABS, com atuação em curvas, pode ser desligado para a utilização no off-road.
A tecnologia embarcada na Scrambler 1200 XE também merece destaque. A motocicleta já conta com um moderno painel digital em TFT, com informações que podem ser personalizadas pelo proprietário. A iluminação é toda de LED. A embreagem tem auxílio de torque e o acelerador é do tipo Ride-By-Wire.
Uma moderna centralina eletrônica permite a atuação de quatro modos de pilotagem padronizados e um configurável pelo piloto. Além destes, ainda há uma outra configuração personalizada, a “Off-Road Pro”, que desativa os freios ABS e o controle de tração. O modelo ainda conta com cruise control e aquecedor de manoplas. A versão XC também será apresentada em breve.