A Triumph anunciou que já está trabalhando em combustíveis de origem não fóssil para seus motores na Moto2 a partir de 2024. O resultado poderá ser utilizado nas motos de rua depois disso.
Esse ano, a Dorna, empresa que gerencia a MotoGP, Moto2 e Moto3 anunciou que o combustível terá de ser 40% de origem não fóssil em todas as categorias a partir de 2024, o chamado E40. Essa porcentagem será aumentada para 100% até a temporada de 2027 (E100).
Fornecedora única de motores à classe intermediária, a Triumph já está trabalhando para adaptar os propulsores de três cilindros em linha derivados da Street Triple 765RS para o novo combustível, sem que haja queda no desempenho ou velocidade.
“Posso dizer que todos aqui estão muito entusiasmados por estarem envolvidos em desenvolvimentos tão significativos em um momento tão crucial na história do motociclismo“, disse o diretor de produtos da Triumph, Steve Sargent. Eles estão testando a nova gasolina em sua base em Leicestershire, Inglaterra.
“Em última análise, nosso objetivo é sempre levar todos os aprendizados que obtivermos com as corridas para tornar nossas motocicletas de estrada ainda melhores, o que obviamente abrange não apenas o desempenho, mas também seu impacto no meio ambiente“, adicionou.
Os resultados são aguardados com ansiedade, pois o combustível de origem não fóssil pode ser determinante para a sobrevivência dos motores a combustão nas próximas décadas, sem necessitar uma migração completa para drivetrains elétricos.