A Triumph lança nesta semana no mercado brasileiro a nova Tiger 800 XRx Low Seat, uma das atrações da marca no Salão Duas Rodas do ano passado. 5 cm mais baixa, a motocicleta é acessível a mais pilotos, e oferece exatamente os mesmos recursos disponíveis na versão convencional Tiger 800 XRx.
O preço também permanece idêntico: R$ 42.990,00. A menor altura da nova Tiger 800 XRx Low Seat foi atingida com um assento redesenhado e um novo curso da suspensão. A moto também possui uma proteção do radiador refeita, bem como um protetor de cárter de alumínio.
Como as demais motocicletas da linha Tiger 800, o modelo traz como principais diferenciais: novo visual, tecnologia mais focada no piloto com novos itens de conforto e segurança de série, menor consumo de combustível e melhor desempenho off-road, entre outras inovações.
O sistema ABS comutável é padrão em todos os modelos da linha Tiger 800. Nestas versões, o sistema ABS pode ser ligado ou desligado, de acordo com a necessidade do usuário. Os pilotos podem personalizar suas escolhas para o sistema de freios ABS através dos três modos de pilotagem. Quando o modo off-road é selecionado, por exemplo, o ABS é desabilitado para a roda traseira e o sistema também permite, em algum nível, o travamento da roda dianteira.
O Controle de Tração (TTC) está presente nas duas versões. O piloto pode selecionar a sua configuração para “ligado” ou “desligado”. Permitindo a escolha entre quatro diferentes mapas de aceleração, os usuários podem selecionar a melhor configuração de acordo com suas preferências e condições climáticas.
Existem três modos de pilotagem disponíveis: road, off-road (que configura automaticamente ABS, controle de tração e os mapas de aceleração para o modo off-road) e pilotagem programável. Este último modo é completamente ajustável e permite ao piloto estabelecer suas próprias preferências para o sistema de freios ABS e controle de tração e selecionar um dos quatro mapas de aceleração disponíveis.
Outra inovação do modelo é a inclusão do piloto automático – é a primeira motocicleta da categoria equipada com este recurso. A Tiger 800 também vem equipada, de série, com computador de bordo que fornece ao piloto informações como tempo de viagem, velocidade média, autonomia e consumo instantâneo de combustível.
O tradicional motor de três cilindros, produz 95 cv a 10.000 rpm. Tirar o máximo da personalidade agressiva do motor se tornou mais fácil graças ao mecanismo mais leve e preciso de troca de marchas, que agora utiliza peças da Daytona 675. O consumo de combustível também foi consideravelmente reduzido – em até 17% em um trajeto de uso misto, aumentando a autonomia do modelo nas viagens.
O modelo XRx vem equipado com suspensão Showa. A suspensão dianteira tem curso de 43 mm, com garfo USD, agora em preto anodizado. A suspensão traseira possui um amortecedor único da mesma marca, com ajuste de pré-carga de fábrica. As rodas são de alumínio, com 17 polegadas na traseira e 19 polegadas na dianteira.
A moto também vem com um tanque grande para a categoria, com capacidade para 19 litros, um ajuste rápido de altura para o farol para viagens a dois, uma tomada elétrica auxiliar próxima à ignição e um protetor de cárter de alumínio, de série em todos os modelos.
Como ambas as motos possuem assento e guidão ajustáveis, o piloto pode encontrar a melhor posição de condução dentro da categoria. O para-brisa é ajustável, sem a necessidade de ferramentas. As duas versões também são equipadas com protetores de mão para aumentar a segurança dos pilotos.
Um conjunto de pacotes de acessórios foi desenvolvido para a nova Tiger 800 XRx Low Seat. Com opções “esportivo”, “conforto”, “viagem”, “proteção” e “bagagem”, os pilotos podem personalizar a moto segundo suas necessidades e preferências pessoais.